Agencias Temporárias

Um caso particular de agencias postais são as temporárias, instaladas por semanas ou meses em feiras, exposições ou congressos. Algumas eram oficialmente instaladas por decreto, enquanto outras eram simples postos de correio com finalidade filatélica ou propagandistica.

FEIRA DE AMOSTRAS DO DISTRITO FEDERAL

As mais famosas agencias temporárias são provavelmente as instaladas nas Feiras de Amostras realizadas no então Distrito Federal (cidade do Rio de Janeiro). Foram realizadas treze exposições entre 1928 e 1940 e várias contaram com essas agencias. Tomarei a XIII Feira de 1940 como exemplo.

Feira de Amostras 1940 RJ Feira de Amostras 1941 RJ


As imagens acima dão ciência da criação e extinção oficiais da agencia temporária e independente “a funcionar enquanto durar o certamen”. Curiosamente, o primeiro refere-se  à “VIII Feira Internacional” , alterado para à correta XIII Feira no ato de extinção.

Agencias Temporarias - Rio de Janeiro

O envelope atesta o uso postal, com porte registrado.

FEIRA DE AMOSTRAS DE NITEROI – RJ

Caso semelhante é o da I Feira de Niteroi, realizada como parte dos festejos pelo
centenário da cidade. Em 1834 a cidade do Rio de Janeiro, então capital da Provincia Feira de Amostras de Niteroi 27.04.1935 - APTde mesmo nome, separou-se para formar o Municipio Neutro. No ano seguinte, a Vila Real de Praia Grande foi renomeada Nictheroy e instalada como capital do Estado, situação que permaneceria até a fusão dos estados da Guanabara e do Rio nos anos 1970. Não encontrei ato oficial com a criação da agencia temporária, mas sim uma nota na imprensa, dentro da materia de 27 de abril de 1935 sobre a inauguração da exposição, informando sobre “a instalação de uma agencia postal e telegraphica”.

Agencias Temporarias - Niteroi

O envelope mostra o carimbo da agencia, que atesta o uso postal.

FEIRA DE AMOSTRAS DE SÃO GONÇALO

Agencias Temporarias - S. Gonçalo
Diferentemente dos dois exemplos anteriores, vemos aqui o uso de um carimbo comemorativo da feira realizada em 1940 na  cidade de São Gonçalo. A postagem é feita na agência de São Gonçalo, conforme atesta o carimbo obliterador. Já o carimbo comemorativo da feira foi aplicado provavelmente em posto da agencia no recinto da feira.

O municipio de São Gonçalo foi criado em 1890, desmembrando-se de Niteroi. Tem hoje a maior população do estado, atrás apenas do Rio, com mais de um milhão de habitantes. Sua primeira agencia postal data de 1852.

Mais informações sobre o tema estão no site nas respectivas cidades mencionadas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *