Um curioso bilhete postal

Trata-se de um inteiro “Carte Postale” escrito e postado em Paris na agencia “Place de la Bourse” em 13 de maio de 1914 e obliterado com carimbo mecânico de rolo . Está endereçada ao Sr. Dr. Antonio de Almeida, residente na Villa Sarah, casa 1, no bairro do Andarahy, Rio de Janeiro. Segundo pude averiguar, essa vila ficava no número 20 da rua Dr. Ferreira Pontes naquele bairro.

No verso há o carimbo de recepção no Rio na 2a. Distribuição da 2a.Secção do Correio Central datado 22.V.14, posteriormente encaminhado à Succursal de Villa Izabel onde foi recebido em 29.V.14. Nesse mesmo dia, há uma anotação manuscrita: “mudou-se pª lugar ignorado. 29/5/914 J.Vianna” e outra, logo a seguir: “Confirmo a nota 1/6/1914 Adelino Correa”. Um carimbo preto retangular “PARTI / Mudou-se” oficializa a situação.

O próximo carimbo, em azul, é da mesma sucursal e datado 15.X.14 acompanhado de outro da mesma cor “RETOUR / Não-Reclamada”. Eu creio que, como o endereço do remetente não havia sido preenchido no local reservado, a carta foi encaminhada ao Refugo pela 8a. Secção em 21.X.14.

Esse último carimbo da 8a. Secção levanta interessante discussão sobre a existência dessa seção no Correio central nessa data e sobre suas atribuições. Para quem tiver interesse, esse tema está coberto em profundidade no menu 8a. Secção.

Paulo Novaes

Um comentário em “Um curioso bilhete postal

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *