A Estação Santa Fé do Macabu em Quissamã

A ESTAÇÃO SANTA FÉ DE MACABU – ERJ 1023 a 1025

Esta matéria foi publicada originalmente na página de Quissamã e tem agora nova versão corrigida e ampliada, cujo texto copio abaixo.

Para mais detalhes, imagens de carimbos e descrição das fontes, acesse Quissamã.

Começo por apresentar um fac-símile do verbete “Entroncamento” no trabalho R. Koester [1].

Faço no entanto uma ressalva. A citada agencia Santa Fé (30/07/1869), no meu entender, refere-se à homônima Santa Fé criada na estação do ramal de Porto Novo do Cunha que foi inaugurada alguns dias antes em 27/07/1869. Em situação idêntica, está a vizinha estação de Chiador, na mesma linha e com as mesmas datas de estação [2] e agencia [3]. Consequentemente, a primeira menção à agencia Santa Fe de Macabu aparecerá em 1875, como veremos a seguir.

Alguns dados: a EF Macaé e Campos inaugurou seu primeiro trecho, de Imbetiba a Macaé, em 02/08/1874 e o segundo, até a “estação de Macabu” – como referida no texto – em 11 de outubro de 1874 [4]. A agencia postal “Santa Fe de Macabu” foi criada “na estação” em 16 de dezembro de 1875 [5], v. imagem a seguir.

A EF Barão de Mauá foi licitada em 1876 e a construção se iniciou em 5 de dezembro de 1877 [6]. O projeto previa junção com a EFMC em uma nova estação apropriadamente nominada “Entroncamento”. Dela partiria também o ramal de Quissamã. Neste ponto há uma controvérsia. Seria essa a mesma “Santa Fé de Macabu”? A resposta pode estar em uma minúscula notinha em um desconhecido “O Cruzeiro” – jornal que circulou no Rio de Janeiro somente no ano de 1878 [7]. Veja a imagem.

Na nota, edição de 26/10/1878, lê-se que a Cia. EF Macaé e Campos pleiteou – e foi atendida – a transferência da estação Santa Fé de Macabu do km. 49 para o 47. Essa informação também consta do trabalho de R. Koester citado acima. Na imprensa, uma nota de viagem a Campos em 27/11/1878 relata que o “trem parou na estação de Santa Fé do Macabu para receber água” [8]. Este é talvez o último registro da estação nesse local.

A distância do deslocamento proposto também faz sentido quando a medimos no mapa. A cerca de três quilômetros da atual posição, seguindo a linha, está a ponte sobre o rio Macabu, às margens do qual estaria a estação originalmente. Está assinalado no mapa com o nº4.

A agência postal, contudo, continuou a se chamar “Santa Fé de Macabu” até que, em 29 de dezembro de 1886, uma pequena nota na imprensa informa que a agencia foi renomeada “Estação do Entroncamento” [9]. Finalmente, em 5 de agosto de 1897, o nome de agencia foi alterado para Conde de Araruama [10], acompanhando a estação [11]. A agencia fechou por volta de 1985 [12].

Paulo Novaes, agosto de 2019

2 pensou em “A Estação Santa Fé do Macabu em Quissamã

  1. boa noiteA estacao Santa fé ficava localizada exatamente em qual cidade,distrito vila da epoca?
    Sei que muitos imigrantes foram para trablhar na epoca.Exitem alh
    gum registro da epoca para que eu possa continuar minas pesquisas?
    Obrigada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *