Correio Ferroviário

Olá, pessoal

Gostaria de comunicar a vocês que ficou pronta a revisão e complementação do capítulo referente aos carimbos ferroviários. Transcrevo abaixo a introdução que consta no próprio site.

É mais frequente na carimbologia que se agrupe em “correio ferroviário” tanto os carimbos referentes às estações ferroviárias quanto ao correio ambulante. Neste trabalho, porém, farei uma distinção entre os dois:

  Correio Ambulante é aquele que funcionava dentro dos trens, utilizando carimbos próprios. Estes não possuíam identificação de localidades geográficas, mas de linhas a que serviam. Sua organização hierárquica era independente das agências fixas, tendo sido instituído em 1875 como um serviço autônomo subordinado à 3ª Secção do Correio Central.

visite > site Correio Ambulante

  Agências Ferroviárias são agências postais que estiveram instaladas dentro de estações ferroviárias e que utilizaram as linhas férreas como meio logístico para o intercâmbio de malas postais.

Essas agências têm uma relação muito maior com as agências postais tradicionais pois, além de servirem às estações , frequentemente serviam às localidades que se desenvolviam à sua volta. Elas tinham subordinação à mesma estrutura hierárquica das agência tradicionais. A primeira agência ferroviária que tenho notícia foi a de Cascadura no Distrito Federal, instalada em 1862.

visite > site Agências Ferroviárias

Espero que gostem.

Um abraço,
Paulo Novaes
Rio, 9 de outubro de 2014

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *