Angra dos Reis

angra-dos-reis-2016

MUNICÍPIO DE ANGRA DOS REIS

Angra é um dos municípios mais antigos (e mais belos) do Brasil, sendo a Vila dos Reis Magos da Ilha Grande fundada em 6 de janeiro de 1502, dia de Reis, pela expedição comandada pelo capitão-mor Antonio de Oliveira.  Em 1553 foi rebatizada Freguesia de Nossa Senhora da Ilha Grande, com sede em Vila Velha, em frente à ilha da Gipóia. A paroquia foi instalada  em 3 de setembro de 1593 por carta-regia  dos reis de Portugal e Espanha.

O município foi instalado em 1608, ainda com sede na mesma Vila. Motivos político-religiosos levaram ao abandono do local e, em 13 de fevereiro de 1625, a sede foi oficialmente reinstalada, já no local atual. Em 28 de março de 1835 foi elevada à cidade, com o nome de Angra dos Reis. 

TABELA DE AGÊNCIAS

A coluna “ERJ ” indica o seu número de catálogo neste site e a coluna “Mapa” indica a posição geográfica da agência no mapa acima.

angra-dos-reis-tab

IMAGENS, HISTÓRIA E CURIOSIDADES SOBRE AS AGÊNCIAS

ANGRA DOS REIS

Uma das mais antigas agências do estado (25 de janeiro de 1822 cf. NM), está em funcionamento há quase 200 anos.

MRJ 5,6 e 7 – O LAZARETO E AS COLÔNIAS PENAIS

Desde  meados do século XIX as enseadas de Palmas e do Abraão já recebiam embarcações para quarentena. Em 1884 o Governo Imperial, para melhorar os procedimentos, comprou duas fazendas na ilha, a do Holandês proxima a Abraão e a Dois Rios, do lado oceânico, contígua a Lopes Mendes.

angra-lazareto-aquedutoO Lazareto da Ilha Grande foi construído na Holandês, e inaugurado em 1886 como hospedaria e centro de triagem para os imigrantes que chegavam ao Brasil. Seus pavilhões eram separados em tres classes, as mesmas dos navios de passageiros.  Diversas reformas e ampliações se sucederam, entre elas a construção de um belo aqueduto em 1893 , que até hoje lá está (imagem). O Lazareto foi desativado como tal em 1913 devido à evolução das normas sanitárias.

O presídio:  nos anos seguintes, o complexo do Lazareto – já sem manutenção – seria intermitentemente ocupado como prisão política, abrigando, por exemplo, revoltosos da do Levante do Forte de Copacabana de 1922, da Revolução Constitucionalista de 1932 e da intentona de 1935.
angra-lazareto-2-como-prisao-militarEm 1942, uma grande reforma transformou o complexo definitivamente em prisão, com o nome de Colônia Penal Cândido Mendes (imagem acima). Esta funcionou até 1962, quando capital federal foi transferida para Brasilia e passou para o estado da Guanabara.  Foi implodida em seguida pelo governo Carlos Lacerda. Com isso, uma boa parte da história da Ilha Grande foi transformada em ruínas, cujos resquícios podem ser vistos na praia Preta, como parte do muro e do pier em frente ao mar.

Já a fazenda Dois Rios serviu nos primeiros anos como suporte de abastecimento ao Lazareto. O decreto 145 de 11 de julho de 1893 estabeleceu as bases para a instalação de uma colonia penal na ilha. Assim, em 1894 foi construída a Colônia Correcional de Dois Rios que, no entanto, foi extinta por novo decreto em 1897. O decreto-lei 4753 de 28 de janeiro de 1903 permitiu a retomada das atividades. Tratava-se, diferentemente da prisão do Lazareto, de uma prisão para “os crimes comuns”.

Colonia Agricola

O decreto 319 de 7 de março de 1938 criou a Penitenciária Agrícola do Distrito Federal, à qual passou a se reportar a Colonia de Dois Rios (imagem acima). Com a desativação do presidio do Lazareto em 1962, o Instituto Penal Candido Mendes passou tambem a integrar o complexo. Finalmente, sob o governo de Leonel Brizola em 1994 o presídio foi implodido, encerrando as atividades penitenciárias na ilha.

Os carimbos

A agencia do Lazareto deve ter sido instalada em 1886 segundo matérias publicadas na imprensa. Funcionou, com algumas pausas até 1906. Há um registro histórico interessante numa sobrecarta cuja imagem me foi cedida pelo amigo colecionador Klerman Lopes do Rio de Janeiro (a propósito, vide artigo na revista “A Filatelia Brasileira” da FEFIBRA, edição de dezembro de 2013).

Ela possui dois carimbos: “L.I.G. Desinfectado” e “Ilha Grande 1887”. O primeiro é uma curiosidade, com a menção de desinfecção. Uma verdadeira raridade. O carimbo, no entanto, não é do Lazareto, mas da “Ilha Grande”. Essa agencia, segundo meus dados oficiais, não existiu antes de 1892. Mistério.

Já a agência da Colonia Correcional só seria criada muito mais tarde, por volta de 1947, por motivos que desconheço. Desta, última data que tenho registro é um carimbo de 1979.

MRJ 12 – Bracuhy

angra-bracui-engenhoNa então Fazenda Bracuhy foi inaugurada em 1885 a usina de açucar conhecida como Engenho Central de Bracuhy. Dotada de moderno equipamento importado, foi por muito tempo considerada uma das mais avançadas do país.

MRJ 19 – Fazenda Grataú

A Fazenda Grataú foi erguida no século XIX junto à encosta da Serra do Mar e se destacou na época do ciclo cafeeiro pela proximidade do Porto do Frade, que escoava café vindo através das trilhas oriundas do Vale do Paraíba. A propriedade pertenceu à Henrique José da Silva, o Barão e Visconde de Ariró, falecido em 1880. A Fazenda não recebe visitações, mas pode ser apreciada e fotografada da Rodovia BR-101, exibindo seu açude, as casas e o Pico do Frade ao fundo. Grataú consta no Guia Postal de 1963 com a observação de agencia não-instalada (v. ERJ 19). De qualquer forma, vale o registro pela curiosidade e pela história.

CARIMBOS DE ANGRA DOS REIS

erj0001-angra-dos-reis erj0002-angra-dos-reis erj0002a-angra-dos-reis

© 2011-2016 www.agenciaspostais.com.br (atualizado em outubro 2016)

13 ideias sobre “Angra dos Reis

  1. Paulo. Muito bom mesmo. Seu trabalho é pioneiro e fascinante. Conte comigo para a parte de carimbologia. Um abraço.

  2. Paulo, parabéns pela iniciativa e pelo minucioso trabalho. De certo, um conjunto de informações que enaltece a documentação filatélica, sua história, seu estudo, sua leitura. Abs. Diego Salcedo (Recife/PE)

  3. Olá, Diego
    Obrigado pelos comentários, eles, assim como suas eventuais sugestões, serão sempre bem-vindos. Vc se dedica aos carimbos de Pernambuco e do Recife?
    abraços
    Paulo

  4. O site de carimbos e o estudo sobre eles são verdadeiras joias. Parabéns!
    Márcio

  5. Excelente trabalho e pesquisa! Realmente de grande utilidade para os amantes da filatelia em especial carimbologia e história postal! Abraços amigo!

  6. bacana seu trabalho … deveria fazer contato comigo , não é ?
    REVERMAR ( BELO HORIZONTE -MG)

  7. Olá, Revermar
    obrigado pelo seu comentário.
    Mas, estamos em contato, não é? Diga-me o que vc tem para mim.
    Abraços

  8. Olá, gostaria de saber mais informações sobre a Agência Postal de Mambucaba, haja visto estarmos realizando um resgate de sua história e, apesar de haver conhecimento do estabelecimento de um posto dos correios na localidade no século XIX, é desconhecido seu destino. Sabe-se porém, que o mesmo já não existia em 1987.

  9. Prezado Francisco,
    em primeiro lugar, é um prazer receber contato de alguém interessado em história postal do Rio de Janeiro, coisa que é o objeto de minhas pesquisas há alguns anos e também o escopo deste site. Nele, levanto a história postal de todas as agências atuais e as que existiram em qualquer época do passado.
    Mambucaba é uma delas. Uma das mais antigas do estado (e do Brasil) foi criada em 23/12/1831. Tenho todo seu histórico desde essa data até a última vez em que é mencionada oficialmente, o Guia Postal de 2002 (indicando o local como um distrito). O próximo documento, o Guia Postal de 2010 já não a menciona Foi essa a data que adotei como de seu encerramento (não de onde procede sua informação de que ela não existiria em 1987).
    Em segundo lugar, seu comentário me deixa chateado, pois parece-me que você nem consultou a tabela de agências e datas do site em Angra, que coloca as duas datas em evidência.
    Estou à sua disposição.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *