Tabelas e Carimbos

A história das companhias aéreas e dos primeiros carimbos aéreos está no menu “historia” ao lado.

A tabela abaixo apresenta, em ordem cronológica,  os tipos de carimbos aéreos circulados no Rio de Janeiro. Vale observar que a tabela reserva algumas linhas, apresentadas em cinza, para tipos que não encontrei, mas que por analogia poderão existir.

Para facilitar a procura, compilei uma segunda tabela “sinóptica”, ordenada pela legenda superior, para facilitar a localização de tipos com mesma legenda mas com características de layout próprias.

Imagens dos carimbos

Uma observação inicial sobre os tipos ” Syndicato Condor” (AER 8a até 8f): eles possuem diversas variantes de layout que são principalmente identificáveis pelo numero de pontos existentes nos separadores das legendas superior e inferior. São 6 tipos variando de 3 a 7 pontos e um sexto que apresenta uma arte no formato de hélice. No caso do Rio de Janeiro, foco deste trabalho, não encontrei os tipos com 5 e 6 pontos, que no entanto existem em outras cidades, que apresento na pagina seguinte como ilustração.

carimbos-mecanicos-propagandisticoscar0028-prop-aereocar0029-prop-aereo

Os carimbos de serviço aéreo apresentados acima foram em sua maioria utilizados pelo Correio Central. Isso não impede que algumas agências (e também seções do correio central) tenham utilizado carimbos aéreos próprios. Estão nesse caso a 2ª Secção, a Avenida Rio Branco, a Sucursal nº7, a Praça Mauá e Niteroi. Esses carimbos estão classificados junto às respectivas agências. Para exemplificar, fiz uma cópia de alguns deles e as adicionei abaixo.

aereo-2a-sec

aereo-av-rio-branco aereo-niteroi aereo-praca-maua aereo-sucursal-no-7

(Imagens da coleção do autor)

© 2012-2018 www.agenciaspostais.com.br – dezembro de 2018