As “Secções”

Posição desta página no menu principal:

  • CORREIO CENTRAL
    • Agencia Central
      • Agencia rua 1º de Março
      • Correio Urbano
      • Central do RJ
      • Franquias Mecanicas
    • As “Secções”

AS “SECÇÕES”

Outra notável iniciativa do Império foi o Decreto 3.443 de 12 de abril de 1865 aprovando novo Regulamento para o serviço oficial do Império. Sua importância é fundamental na organização dos serviços dos Correios. Veja a íntegra no menu História dos Correios. Aqui cabe mencionar que, pela primeira vez, a estrutura organizacional da agencia central dos Correios é montada em “Secções”, dando origem à divisão que será coberta neste Capítulo.

Note-se que o primeiro decreto, o de 1865 citado acima, menciona quatro secções. Diversos outros regulamentos introduzem periodicamente alterações nessa estrutura, até as nove secções do decreto de 1931. A organização que adotei simplesmente os coleciona pelo numero da seção que consta no carimbo.

Os primeiros exemplares de Secção no Império aparecem timidamente em 1881. Seu uso se amplia ao longo do tempo, sendo que alguns tipos do final do Imperio continuarão a ser utilizados ainda durante os dois primeiros anos da Republica.

O menu ao lado está organizado pelas 9 “Secções” mais a Diretoria dos Correios, que, em suas subseções administrativas também utilizou alguns carimbos ao longo do tempo.

Durante a Republica, até o final dos anos 1950, somente serão utilizados carimbos de Secção  pelo Correio Central. Nessa época se acelera o processo de decadência dessa estrutura por Secções até que no inicio dos anos 1960 somente a 4a. Secção continuava ativa. Veja o parágrafo seguinte.

O CORREIO CENTRAL PÓS-SECÇÕES

Na virada da década 50 para 60 não são claras as informações oficiais sobre a operação do Correio Central. Esse assunto está coberto em detalhes no menu Central do RJ (ver).

© 2016 www.agenciaspostais.com.br – outubro de 2016