Agencia 1º de Março

 

Agência rua Primeiro de Março (1865 – 1881)

Uma notável iniciativa do Império foi o Decreto 3.443 de 12 de abril de 1865 aprovando novo Regulamento. Seu impacto foi fundamental na organização dos serviços dos Correios, conforme veremos a seguir.

Extingue o cargo de Adminsitrador Geral dos Correios da Corte, que é fundido com o Diretor Geral dos Correios. Uma decorrência foi a alteração da legenda dos carimbos de Correio Geral da Corte para “RIO DE JANEIRO“ que apareceram por volta de 1866.

Os primeiros a trazer essa alteração foram os carimbos com letras no centro da cruz formada pelo datador. Esses carimbos foram derivados do último do Correio Geral da Corte (tipo PA 1612, veja menu CGC) Abaixo, apresento exemplo de carta recebida no Rio de Janeiro em 26/08/1866 (exemplar da coleção K.L.)Seguem-se diversos tipos de carimbos que foram apelidados de “Circulares Typo Primitivo” por Paulo Ayres (PA 1623 e ss.). Todos utilizados pela primeira agencia central dos Correios, a 1º de Março, conforme veremos a seguir.

Os tipos mais difundidos neesa época, no entanto, seriam os do “Tipo Francês” que circularam a partir de 1867. Por serem os primeiros com desenho utilizado nacionalmente são considerados o primeiro padrão nacional.

A sede da Diretoria Regional dos Correios esteve desde 1842 em terreno próprio na então Rua Direita 52 onde funcionavam também as áreas operacionais. Por volta de 1866 foi oficialmente criada uma agência postal nesse endereço, conhecida pelo nome da rua: Rua Direita, sede da DR. Seu nome mudou para Agência Rua Primeiro de Março em 1870, acompanhando a alteração do nome da rua, feita em homenagem ao fim da guerra do Paraguai. As duas agencias constam no menu Centro R-Z com os numeros MRJ 235 e 236. Imagens abaixo.

Carimbos da agencia  circularam até cerca de 1881 quando a reorganização da estrutura dos Correios prevista no bojo do Decreto de 1865 passou a ser implementada com o uso de carimbos próprios pelas “Secções” do correio central (ver menu As Secções).

A tabela abaixo consolida e descreve os tipos circulados de 1866 a 1881 na referida agencia:

Imagens dos carimbos da Agencia Primeiro de Março

© 2016-2017 www.agenciaspostais.com.br