Franquias Mecanicas “Rio de Janeiro”

As máquinas de franquia mecânica no Correio Central

As máquinas de franquear foram autorizadas a funcionar a partir de 15 de abril de 1925 pela Circular n.17 E/1ª de 27 de março desse ano (clique para ampliar).

Machinas de Franqueamento (BP 02 mar1925)

A principal inovação é que elas dispensavam os selos postais, imprimindo em seu lugar, ao lado do datador,  uma estampa padrão com o valor do porte. No início eram utilizadas, como se lê na publicação acima, para “franquear a correspondência postada no Distrito Federal”.

Diversas agencias, bem como empresas, utilizaram máquinas franqueadoras. Logicamente, a administração do correio central coordenou a importação e distribuição dos equipamentos e realizando o controle do uso através da prestação de contas à Tesouraria, para o que as máquinas possuíam numeração individual e contador.

No carimbo datador era gravado o nome da agencia ou sucursal usuária, indicando assim o local da postagem, enquanto as instaladas em empresas eram identificadas pela inclusão de seu logotipo ou mensagem publicitária customizada. Estas últimas traziam o genérico “Rio de Janeiro” na legenda do datador, registrando assim a cidade de origem.

Para dar uma idéia, no ano de 1939 foram instaladas máquinas em 13 empresas, a saber: Linotipo do Brasil, Seguros Sul-America, Sinner & Co, Bayer, Usinas Nacionais, The Caloric Co, Ciba, MGM, Ingersoll-Rand, Banco Provincia do RG do Sul, Livraria Francisco Alves, Editora Guanabara e Kodak.

As franquias espúrias com legenda “Rio de Janeiro”

Existem no entanto exemplares somente com a legenda “Rio de Janeiro”. Como explicar isso se desde o início da Republica não existiu uma agencia na cidade com o nome “Rio de Janeiro”? Algumas hipóteses:

1ª hipotese: máquinas com o carimbo genérico  “Rio de Janeiro” poderiam ser cedidas a agências por necessidade. Nesse caso, era comum a utilização de carimbos regulares da agência em adição à franquia mecânica. Mostro abaixo exemplos de agencias que  seguiram o procedimento. Reforçando essa tese, nos períodos em que há uso de dois carimbos, não encontrei simultaneamente exemplares de franquia mecânica com o nome próprio dessas agencias. franquias-mecanicas-duplo-carimbo

2a. hipótese: para algumas empresas, pode ter acontecido o fornecimento de máquinas sem a mensagem publicitária, caso em que os envelopes poderiam ser pré-impressos com o logotipo da empresa. O uso de diferentes envelopes ou a análise superficial de um fragmento podem indicar erro. Veja o exemplo da Shell:

 

Outro exemplo ilustrativo é o da empresa Perfumaria Lopes. Fundada lá pelos anos 1920, atingiu seu auge nos anos 40 e 50 com produtos nacionais tais como o sabonete Vale Quanto Pesa. Fechou em 1970. Mas, o que eu queria mesmo falar é sobre as máquinas de franqueamento. Abaixo, coloco duas imagens de franqueamentos pela empresa. O primeiro de 1930 traz o nome da empresa no carimbo datador, alem de mensagem publicitária; já o segundo de 1941 não há menção da empresa. Mas, reparem, são ambos da mesma máquina M27.

Imagem do livro “Classificação Basica das Franquias Mecanicas Brasileiras” de Mario Xavier Jr.

Envelope timbrado Perfumaria Lopes S.A. (coleção do autor)

3a. hipótese:  o uso, nos primeiros anos, de algumas máquinas alocadas no próprio correio central, provavelmente na 2a. seção, encarregada das operações nessa época. Veja exemplo abaixo.

4a. hipótese: cartas de porte especial, tal como aéreas, expressas ou registradas, exigiam trânsito pelo correio central. O exemplar abaixo é bem explícito: trata-se de carta registrada, expedida e recebida no centro do Rio. O carimbo de recepção é da 7a.secção e o de expedição da 6a., ambas no Correio Central (e essas eram de fato as atribuições dessas seções na época). Note que se trata de uma máquina franqueadora instalada na Cia. Sul-America de Seguros, que aplicou o carimbo franqueador (no valor de Rs $600, já incluída a taxa de registro) e depois a levou ao Correio Central para o processo de registro, feito pela 7a, sob o nº 332269.

O verso da carta, pouco legível, traz no carimbo de recepção a legenda superior “6ª SECÇÃO – 3ª T.” e “NOITE-RIO” na inferior (as imagens são da coleção de Mario Xavier Jr).

Note-se que somente a partir de 1971 surgem franquias com a legenda CENTRAL, ou AG.CENTRAL, apesar de oficialmente ela ter sido criada em 1962. Estes paulatinamente substituem os grafados Rio de Janeiro, sendo inclusive largamente utilizados por empresas.

Imagens

Para permitir uma visão de conjunto, ao final do menu “Agencia Central” apresento as imagens com a legenda RIO DE JANEIRO no datador (para vê-las, clique no texto ao lado).

Tipos de carimbos mecânicos franqueadores

Os carimbos franqueadores possuem diversas – diria quase inúmeras – variações. No menu Carimbologia – Carimbos Mecanicos eu apresento os tipos  da classificação proposta pelo filatelista Mario Xavier Jr. em seu livro Franquias Mecanicas Brasileiras. Note que na minha classificação de tipos eu utilizo, para simplificar, somente os 30 tipos básicos embora também apresente imagens de variações, ou subtipos, sempre que necessário. Quem tiver a oportunidade de consultar o livro de referencia, verá que o autor apresenta centenas de subtipos.

Para mais detalhes e descrição completa de tipos, visite “franquias mecanicas” no menu carimbologia

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