Franquias Mecanicas

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As máquinas de franquia mecânica no Correio Central

Como pode ser visto no menu principal “Carimbos Mecanicos” o uso de maquinas obliteradoras já era conhecido desde os anos 1910. Entretanto, uma nova modalidade surgiu em 25 de abril de 1925 com a instalação das primeiras máquinas franqueadoras fornecidas pela Universal Postal Frankers Ltd. e importadas da Inglaterra. Vejam o que diz o Boletim Postal de março de 1925:

Machinas de Franqueamento (BP 02 mar1925)

A principal inovação é que elas dispensavam, pela primeira vez, os selos postais, imprimindo em seu lugar, ao lado do datador,  uma estampa padrão com o valor do porte. No início eram utilizadas, como se lê na publicação acima, para “franquear a correspondência postada no Distrito Federal”.

Diversas agencias e sucursais utilizaram máquinas franqueadoras. Os tipos por elas utilizados, cuja legenda superior traz seu nome, estão classificados juntamente com os carimbos regulares em cada agência. No entanto, um tipo bastante comum trazia a legenda superior “genérica” RIO DE JANEIRO. Estes são os abordados neste capítulo.

HISTÓRIA

Como não existia, desde o início da republica até 1957,  nenhuma agencia na cidade com o nome “Rio de Janeiro”, como explicar então a existência de carimbos com essa legenda?

A história está contada em detalhes no menu “Central do RJ”, que vou resumir aqui. Com a decadência nos anos 1950 da “Organização em Secções”, não fica clara a operação do Correio Central, em que apenas algumas seções, principalmente a 4a, continuavam a usar carimbos.  Por outro lado, há registro no GP 1957 de uma agência RIO DE JANEIRO e também da criação da agencia CENTRAL em 30/11/1962. Ambas no mesmo endereço. Trata-se de uma época turbulenta, pois o Rio deixou de ser capital federal em 1960 e a DG dos Correios foi transferida para Brasilia.

HIPÓTESES

Na falta de dados oficiais fico com a hipótese que, com o advento das máquinas franqueadoras, o correio central tenha coordenado a distribuição de equipamentos com legenda-generica Rio de Janeiro para as agencias urbanas, ou para grandes usuários.

Essa hipótese é baseada na existência de várias sobrecartas com dois carimbos: a franquia mecanica e o da respectiva agência, permitindo assim a correta identificação do local de postagem. Reforçando a tese, nos períodos em que há registro de dois carimbos, não há registro de franquia com nome próprio nessas agencias. Em outras palavras, várias agencias urbanas utilizaram máquinas com legenda-generica, com algumas se preocupando em registrar o real local de envio. Veja exemplos abaixo, de agencias Largo da Lapa, Serviço Aéreo, Copacabana, Praça XV e Av. Gomes Freire.

franquias-mecanicas-duplo-carimbo

O fato é que há registro de franquias RIO DE JANEIRO até o final dos anos 1970. Note-se que, a partir de 1971, também surgem franquias com a legenda CENTRAL, ou AG.CENTRAL.

De qualquer forma, para permitir uma visão de conjunto, eu optei por apresentar neste capítulo, classificadas pelo seu tipo, todas as “franquias genericas” que apresentem a legenda RIO DE JANEIRO no datador.

Tipos de carimbos mecânicos franqueadores

Os carimbos franqueadores possuem diversas – diria quase inúmeras – variações. No menu Carimbologia – Carimbos Mecanicos eu apresento os tipos  da classificação proposta pelo filatelista Mario Xavier Jr. em seu livro Franquias Mecanicas Brasileiras. Note que nessa tabela de tipos eu utilizo, para simplificar, somente os 30 tipos básicos, embora também apresente imagens de variações, ou subtipos, sempre que disponíveis. Quem tiver a oportunidade de consultar o livro de referencia, verá que o autor apresenta centenas de subtipos.

Para consultar lista completa de tipos, visite “franquias mecanicas” no menu carimbologia

Imagens de franquias Rio de Janeiro

Isto posto, vou enfim apresentar as imagens das franquias Rio de Janeiro que estão na coleção. Possuo exemplares até os anos 1970, quando passaram a ser progressivamente substituídos pelas da Agencia Central, criada em 1962 (ver menu CORREIO CENTRAL > Agencia Central > Central do RJ).
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