Agencias Temporárias

Um caso particular de agencias postais são as temporárias (também referidas por “agencias provisórias”), instaladas por período determinado em eventos, feiras, exposições ou congressos. Procurei listar neste trabalho aquelas que possuem registro documental de instalação.

FEIRA DE AMOSTRAS DO DISTRITO FEDERAL

As mais famosas agencias temporárias são provavelmente as instaladas nas Feiras de Amostras realizadas no então Distrito Federal (cidade do Rio de Janeiro). Foram realizadas 14 exposições entre 1928 e 1955 e várias delas contaram com essas agencias. Tomarei a XIII Feira de 1940 como exemplo.

Feira de Amostras 1940 RJFeira de Amostras 1941 RJ


As imagens acima dão ciência da criação e extinção oficiais da agencia temporária e independente “a funcionar enquanto durar o certamen”.Como curiosidade, o  primeiro refere-se  equivocadamente à “VIII Feira Internacional” , corrigido para  XIII Feira no ato de extinção.

Agencias Temporarias - Rio de Janeiro

O envelope atesta o uso postal, com porte de r$ 1200 (400 do porte e 800 do registro)

As demais feiras podem ser consultadas no menu principal. Segue o link: http://agenciaspostais.com.br/?page_id=3402


FEIRA DE AMOSTRAS DE NITERÓI – RJ

Caso semelhante é o da I Feira de Niterói, realizada como parte dos festejos pelo
centenário da cidade. Em 1834 a cidade do Rio de Janeiro, então capital da ProvínciaFeira de Amostras de Niteroi 27.04.1935 - APT de mesmo nome, separou-se para formar o Município Neutro. No ano seguinte, a Vila Real de Praia Grande foi renomeada Nictheroy e instalada como capital do Estado, situação que permaneceria até a fusão dos estados da Guanabara e do Rio nos anos 1970. Não encontrei ato oficial com a criação da agencia temporária, mas sim uma nota na imprensa, dentro da matéria de 27 de abril de 1935 sobre a inauguração da exposição, informando sobre “a instalação de uma agencia postal e telegraphica”.

Agencias Temporarias - Niteroi

O envelope traz o carimbo da agencia, que atesta o uso postal.


FEIRA DE AMOSTRAS DE SÃO GONÇALO

Agencias Temporarias - S. Gonçalo
Como um contra-exemplo, neste caso não registrei uma agencia temporária.

Nesta carta há um carimbo alusivo à Feira de Amostras local, instalada em setembro de 1940, mas a postagem foi feita na agência postal de São Gonçalo, conforme atesta o carimbo obliterador. Já o comemorativo foi aplicado no recinto da feira, mas não há documentação sobre a instalação de uma agência.

Mais informações e imagens podem ser encontradas nos respectivos menus. As tabelas mencionam “agencia temporária” com indicativo dessa particularidade.

© 2016 www.agenciaspostais.com.br