Aperibe

aperibe
MUNICÍPIO DE APERIBÉ

O município de Aperibé foi desmembrado de Santo Antonio de Pádua em 10 de abril de 1992. Originalmente, com o mesmo nome, era um distrito daquele município constituído em 19 de setembro de 1891. Em 6 de dezembro de 1895 a sede do distrito foi transferida para a localidade de Chave do Faria, nome que preservou até 31/12/1943, quando voltou ao nome original.

AGÊNCIAS POSTAIS

HISTÓRIA E CURIOSIDADES SOBRE AS AGÊNCIAS

APERIBÉ

A primeira agencia que temos noticia foi criada em 1896 em Chave do Faria, localidade para a qual tinha sido ‘transferida’ a sede do distrito poucos meses antes (ponho transferida entre aspas porque é assim que consta na literatura; no entanto, a impressão que fica é que se trata simplesmente de mudança de nome).

A agencia dos correios Aperibé foi criada dois anos depois, em 1898, em nota de 1º de janeiro na Gazeta de Noticias “em Porto Seguro, districto de Aperibe”. Não está claro se ela foi transferida de Chave, mas o fato é que esta nunca mais foi mencionada, portanto considerei assim.

A estação ferroviária, segundo o site aemerj.org.br, foi criada em 10 de agosto de 1883 com o nome Chave do Faria (“por haver uma chave de desvio no local”) . Não consegui localizar exatamente os locais citados; o que sei é que por muitos anos as menções nos mapas e guias postais registram Aperibé com Chave de Faria entre parenteses. Abaixo, imagem recente do prédio da estação (seria bom saber o que dizem essas 3 placas comemorativas…)

estação de Aperibé

IMAGENS DE CARIMBOS DE APERIBÉ

© 2011-2020 www.agenciaspostais.com.br (atualizado em junho de 2020)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *