Barra-Bonsucesso

Localização das Agências Postais do Município do Rio de Janeiro

Agencias Postais

FATOS, HISTÓRIAS E IMAGENS DAS AGÊNCIAS

BARRA DA TIJUCA

Barra da Tijuca (foto wikimedia)

O grande marco do início do desenvolvimento da Barra, no entanto, se deu na administração Negrão de Lima, que encomendou ao urbanista Lúcio Costa um projeto urbanístico para a região. O Plano Piloto da Barra da Tijuca data de 1969 sendo similar ao Plano Piloto de Brasília com grandes avenidas e espaços abertos. A construção da via expressa Lagoa-Barra nos anos 1970 foi o impulso definitivo à expansão do bairro.

É a região que mais cresce no Rio. Sua área é 10 vezes maior que a de Copacabana, mas com igual população. Sendo um bairro novo sua primeira agência postal foi criada somente por volta de 1974 no bairro de entrada Jardim Oceânico. Uma característica da região é que a maioria das agências está instalada dentro de shopping centers.

Carimbos da agencia Barra da Tijuca (MRJ 26)

O primeiro carimbo que possuo está sobre uma carta simples postada em março de 1977 na pioneira agencia Barra da Tijuca que abre as imagens. Curiosamente, foi postada por moradora da Tijuca como revela o endereço no verso.

 

Carimbos do bairro Barra da Tijuca

Todos são shoppings ou centro comerciais do bairro.


Barra de Guaratiba: ver Guaratiba


BARROS FILHO

Seu nome deriva da estação da E. F. Melhoramentos inaugurada em 1908 que por sua vez homenageava o fazendeiro que cedeu as terras para a construção da ferrovia. (Imagens não disponíveis).


BENFICA

Pela proximidade com São Cristóvão, sede do governo imperial, Benfica tem história importante na primeira metade do século XIX.O advento da república, no entanto, provocou grande esvaziamento do bairro com a migração das famílias para a zona sul.

 As agencias urbanas: Sua primeira agência postal data de 1869 (MRJ 37), como parte de um programa imperial de agencias urbanas no Município Neutro, sendo a agencia “Q” instalada em Benfica. Essa história pode ser vista clicando aqui: menu Correio Central  Como se vê nesse artigo, a maioria dessas agencias foi desativada por volta de 1880;  neste caso, há menções em roteiros de malas até 1882, data que considerei como seu fechamento.

A estação ferroviária: a Estrada de Ferro Rio do Ouro tem origem em 1875 com a construção de nova rede de abastecimento de água da Corte, para o que era necessária uma linha ferroviária para transporte dos equipamentos. Entregue em 1876, ela seria depois aproveitada para transporte de cargas e passageiros, serviço inaugurado em 15 de janeiro de 1883 no trecho que servia Benfica.

No entanto, não está claro ter havido nova agência criada na estação. As imagens mostradas abaixo em MRJ 38 são atribuídas ao Rio por Koester e a estação está listada no GP 1880. Mas cabem dúvidas – embora as datas viabilizem a possibilidade, creio que elas também façam sentido na homônima estação “Benfica” na região de Juiz de Fora, MG, cuja estação é de 1877 e a agencia de 1881. Reforça esse argumento tal estação estar na linha do Centro – muito mais importante. Questão que aguarda exemplares em carta.


Carimbos de Benfica 

 


BENTO RIBEIRO

Cortado pela E.F. Central do Brasil, o bairro teve a estação Bento Ribeiro inaugurada em 1914. Sua agência postal foi criada em 1919 com o nome de Prefeito Bento Ribeiro em homenagem ao então prefeito do Rio.

Vale observar que a agência tem o seu nome citado pelos guias postais como “Bento Ribeiro” ou “Prefeito Bento Ribeiro”. Na dúvida, preferi classificar em 3 épocas, com as respectivas alterações de nome, conforme apresentado na planilha acima; não encontrei no entanto nenhuma referência específica sobre mudança de nome na literatura.

Carimbos de Bento Ribeiro


BONSUCESSO

Antiga região de cultivo de cana de açúcar, sua sede era o Engenho da Pedra de Bonsucesso (origem do nome) cuja área se estendia até o porto de Inhaúma. A Linha do Norte (posteriormente E.F. Leopoldina) inaugurou a estação de Bonsucesso em 1886 e a primeira agência postal foi criada em 1895, com o nome de Bonsucesso de Inhaúma. Antigo centro industrial, seu esvaziamento foi acompanhado pelo crescimento das favelas, tais com a Maré e o Alemão. A Fundação Oswaldo Cruz, importante centro de pesquisa, permanece lá como lembrança desse período.

Projeto de Inclusão Social da Fiocruz

Resumo da nota publicada pela Agencia Fiocruz de Noticias em 25/10/2005:
“A Fiocruz recebeu representantes da ECT e das associações de moradores das 13 comunidades que compõem o Complexo de Manguinhos para selar a implantação do Projeto Inclusão Postal. A iniciativa prevê a instalação de 13 Agências de Correios Comunitárias (AGC) que disponibilizarão para as comunidades produtos e serviços dos Correios. Mais de 30 mil pessoas passarão a receber correspondência em casa e a utilizar os serviços dos Correios sem precisar se deslocar para outros pontos da cidade. Representantes de cada comunidade que compõe o Complexo receberam os carimbos datadores que serão utilizados em suas agências de correios e uma cartela de selos com imagens do calçadão de Copacabana e do Pão de Açúcar, símbolos do Rio de Janeiro”.

Encontrei menção a 12 agências tipo AGC instaladas em diversos bairros, onde estão listadas e numeradas neste site. Entretanto, embora a nota publicada acima mencione a distribuição de carimbos, jamais encontrei nenhum deles. As AGC não tiveram vida longa, sendo fechadas ao final de 2012.

BONSUCESSO:
Parque Carlos Chagas
Parque Monsenhor Brito
Vila S. Pedro
BENFICA:
Vitoria de Manguinhos
CHP2
Conjunto Nelson Mandela
Conjunto Samora Machel
Vila União
MANGUINHOS:
Comunidade Agricola de Higienopolis
Vila Turismo
Parque João Goulart
Parque Oswaldo Cruz

Como curiosidade, essas são as únicas AGC que existiram no município, com exceção da AGC Nuclen em Botafogo e da AGC Comandante Ferraz no Centro.

Carimbos de Bonsucesso

Carimbos do bairro de Bonsucesso

©2012-2021 www.agenciaspostais.com.br (atualizado em março de 2021)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *