Armação dos Buzios

MUNICÍPIO DE ARMAÇÃO DOS BÚZIOS

O distrito de Saco Fora, então subordinado ao município de Cabo Frio, foi criado em 28/01/1924, e renomeado Armação dos Búzios em 15/12/1938. O município foi criado por plebiscito em 28/12/1995, mantendo a mesma denominação.

AGÊNCIAS POSTAIS


HISTÓRIAS, CURIOSIDADES E IMAGENS DE CARIMBOS


Armação dos Búzios (Local 1 no mapa)


orla bardot

Um dos mais agradáveis balneários do estado do Rio, uma península cercada por dezenas de praias, enseadas e costões maravilhosos, Búzios era uma pacata vila de pescadores até os anos 60. Nessa época, a então estrelíssima Brigitte Bardot escolheu o local para passar um memorável verão. Ainda hoje a musa do balneário é homenageada, inclusive com a criação da “Orla Bardot” – um passeio à beira-mar.

Além das praias, Búzios tem uma vida noturna animada e diversificada com um certo ar internacional, que tem a rua das Pedras como seu maior símbolo [1].

ERJ 45 – Buzios (1910-1918)
ERJ 46 – Saco de Fora (1929-1936)
ERJ 47 – Armação dos Buzios (1942- )

Carimbos de Armação dos Búzios (infelizmente, só os da agencia sede e mesmo assim, só a partir dos anos 1980)

 


As AGC – agencias comunitárias de Búzios


Cem Braças (Local 2 no mapa) era anos atrás uma pequena comunidade no centro da península, entre Manguinhos e Tucuns. Cresceu bastante nas últimas décadas e hoje é um grande bairro popular. A agencia postal é de 2002 e está ativa como uma AGC. Não tenho imagens.

ERJ 48 – Cem Braças (2002-2006)
ERJ 48A – AGC Cem Braças (2006 –  )

 

Baía Formosa (Local 3 no mapa) é um bairro às margens da Estrada dos Búzios (RJ-102), quase na divisa de Cabo Frio. Lá se encontra o histórico quilombo da Baía Formosa. Sua AGC teve breve existência.

ERJ 49 – Baía Formosa (2008-2010)

 

Rasa (Local 4 no mapa)  é o bairro de entrada em Búzios. Sua praia de águas rasas tem aguas escuras por estar junto à foz do rio Una. Tem por enquanto poucas construções.

ERJ 50 – AGC Rasa (2002-  )

 

José Gonçalves (Local 5 no mapa) é um bairro popular às margens da BR-102 em rápido crescimento. Sua praia é a mais bem preservada do litoral sul do município. É ligada ao núcleo urbano por uma estrada que, nas proximidades da praia, vira um trilha que vale fazer de bicicleta. Vale a visita antes que seja loteada.

ERJ 51 – AGC José Gonçalves (2013 –  )


Notas e informações

[1] Gostaria de dar um testemunho pessoal por ter tido casa na cidade por alguns anos, cidade da qual conservo as melhores recordações e onde deixei muitos amigos. Na época, fui convidado a escrever um artigo sobre minha experiência com a rua das pedras. Esse artigo, décadas depois, ainda está no site de Buzios. Modéstia à parte, vou compartilhá-lo aqui, pois é um bom registro daqueles tempos (os grifos não são meus).

Que rua é esta afinal?

“Imagine uma rua onde se pode encontrar os amigos, conversar calmamente, discutir profundamente, namorar gostosamente. Conhecer pessoas interessantes, ampliar seu círculo de amizades. Ou ainda onde se possa simplesmente apreciar o mundo desfilar. Onde as pessoas se sintam em liberdade e o tempo seja imperceptível.

Imagine uma rua em que se pode caminhar, ter o prazer de perambular e ver coisas bonitas, coloridas e mesmo inusitadas. Ouvir outros sotaques, estranhas línguas, músicas de vários estilos. Espairecer de uma semana atribulada, mudar de ares, procurar em paz a sua paz.

Imagine uma rua com uma ampla variedade de comércio, onde se possa apreciar galerias de arte, escolher coisas típicas e artesanato e desfrutar dos prazeres da mesa em restaurantes de verdade. Onde periodicamente acontecem festivais gastronômicos, de música e de cinema.

Imagine que essa rua tenha estilo, charme, inteligência, um certo ar internacional e brasileiro ao mesmo tempo. Que tenha um clima privilegiado. Que fique a beira-mar! Pois pare de imaginar. Isso existe, fica aqui em Búzios. É a Rua das Pedras. Dá pra acreditar?”

Texto por: Paulo Novaes 
Colaboração: Chez Michou

https://www.buziosonline.com.br/home/portugues/prpedras.cfm

 


© 2011-2022 www.agenciaspostais.com.br (atualizado em janeiro de 2022)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.