Mecanicos Obliteradores

CARIMBOS MECÂNICOS OBLITERADORES

As primeiras máquinas obliteradoras apareceram no final do século XIX nos Estados Unidos e Europa. No Brasil, os primeiros carimbos aparecem em 1910. Não consegui muita informação oficial sobre a data de implantação e tampouco sobre os fabricantes das máquinas que foram importadas. A comparação com exemplos internacionais sugere como possíveis precursoras as seguintes empresas:

Hansen-Krag Postmarking Machine Factory, fundada na Noruega em 1896. Os primeiros carimbos circularam em 1903 em Kristiana (atual Oslo). Entre os modelos circulados pela Krag, encontrei na literatura um carimbo obliterador semelhante ao TIPO A da minha classificação.

hansen-krag-machine-7

International Postal Supply Co. dos Estados Unidos. Os primeiros exemplares conhecidos circularam em Nova York em 1888 e, por volta de 1895, esse fabricante tornou-se por algum tempo líder de mercado naquele país. Entre os modelos circulados nos EUA, encontrei um carimbo obliterador muito semelhante ao TIPO D da minha classificação.

international-postal-supply11-copia


TABELA DE TIPOS


IMAGENS DE CARIMBOS DA COLEÇÃO

As imagens de carimbos estão apresentadas e serão atualizadas nas respectivas páginas da agencia que as utilizou. Por exemplo, a imagem “Tipo A” abaixo está na página da Agencia Avenida Rio Branco (MRJ 146). A “Tipo B” na 4a. Secção do Correio Central e assim por diante. Uma amostra de cada está no painel abaixo com o objetivo didático de facilitar a comparação entre os diversos tipos. A descrição das características que os distinguem está nas tabelas acima.

 

© 2016-2020 www.agenciaspostais.com.br (dezembro 2020)