Arraial do Cabo

arraial-do-cabo

MUNICÍPIO DE ARRAIAL DO CABO

O distrito de Arraial do Cabo foi criado em 28/01/1924, subordinado a Cabo Frio. Foi elevado a município em 13/05/1985, mantendo a mesma denominação.

AGÊNCIAS POSTAIS

 


HISTÓRIAS, CURIOSIDADES E IMAGENS DAS AGÊNCIAS


Arraial do Cabo (Local 1 no mapa)


Arraial-do-Cabo-Praia do FarolArraial do Cabo foi ponto de desembarque da expedição de Américo Vespúcio, que construiu sua casa de barro e pedra no Bairro da Rama, hoje conhecido como Praia dos Anjos. Nesse local foi criada a primeira feitoria do Brasil.

Monumentos e peças históricas até hoje lembram importantes passagens do início da colonização de Arraial, como a Igreja Nossa Senhora dos Remédios, construída em 1506 na Praia dos Anjos, e o Monumento a Américo Vespúcio, no Largo do Descobrimento.

O núcleo de Arraial do Cabo situa-se próximo de Cabo Frio, em área de topografia plana, com pequenas elevações, tendo sido seu crescimento fortemente impulsionado pela presença da Fábrica Nacional de Álcalis e pelo turismo e veraneio, sendo considerado um dos melhores locais do país para a prática do mergulho.

Município de localização privilegiada, espremido entre o oceano e a lagoa, Arraial possui praias belíssimas, entre as quais a do Farol, na ilha de mesmo nome, considerada uma das mais belas do Brasil.

A agencia postal é de 1890, criada antes mesmo de sua elevação a sede de distrito.

  ERJ 52 – Arraial do Cabo (1890-  )

 


Monte Alto (Local 2 no mapa) – o município também se estende pela restinga de Massambaba, que divide com o município de Araruama e é cruzada pela RJ-102. Área de preservação ambiental, conta com alguns núcleos populacionais entre os quais o de Monte Alto junto à lagoa de Araruama. A agencia consta unicamente do GP de 2000 e a data do convênio está no DOU (imagem). Não tenho conhecimento se chegou a ser instalada.

ERJ 53 – AGC Monte Alto (2000)


© 2011-2022 www.agenciaspostais.com.br (atualizado em janeiro de 2022)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.