Bairros C

Localização das Agências Postais do Município do Rio de Janeiro

 

 

HISTÓRIAS, IMAGENS E CURIOSIDADES DOS BAIRROS

CACHAMBI

Bairro de classe média da Zona Norte, Cachambi tem origem no tupi “mata verde”. Nele está situado o Norte Shopping, um dos maiores da cidade.

Carimbos do Cachambi

 

CAJU

As belas praias que o bairro possuia atraíram a familia real, que  adquiriu uma propriedade na região – existe ainda hoje os remanescentes da quinta conhecida por “Casa de Banhos de Dom João VI”. O Caju hoje possui o maior conjunto de cemitérios do Rio.

Carimbos do bairro do Caju

 

CAMPINHO

Campinho é bairro de classe média da zona norte do Rio. Suas agências postais são bastante antigas, sendo a do Ponto de Campinho ainda do tempo do Império. A estação Dona Clara do Ramal de Madureira é de 1897, tendo seu nome alterado para Campinho nos anos 1930.

Carimbos de Campinho

CAMPO DOS AFONSOS

O Campos dos Afonsos que em 1911 começou a funcionar a primeira organização aeronáutica do Brasil, o Aeroclube do Brasil, cujo presidente honorário era Santos-Dumont. A partir de 1941, com a criação da FAB, passou a ser designado Base Aérea dos Afonsos.

Carimbos do bairro do Campo dos Afonsos

 

CAMPO GRANDE: ver menu destacado

CASCADURA: ver menu destacado

CATUMBI

O bairro do Catumbi, situado próximo ao centro da cidade, foi uma zona residencial aprazível que, com a expansão da cidade, entrou em decadência no início do século XX junto com os vizinhos Rio Comprido e Estácio (vide). A construção do túnel Santa Bárbara na década de 1960 acelerou o processo ao cortá-lo com uma via expressa. Cercado de favelas, o bairro perdeu sua personalidade. A agência postal do império foi criada em 1881 mas existiu por pouco tempo. No início da era republicana, recebeu uma das “agências urbanas” (a agência “E”, de 1890). Para mais detalhes sobre essa rede de agências, consulte o menu “Sucursais”.

Carimbos do bairro do Catumbi

 

CIDADE DE DEUS

Durante o governo Carlos Lacerda no Estado da Guanabara nos anos 60, uma política de remoção de favelas causou a migração de milhares de moradores. Para abrigá-los, o governo construiu conjuntos habitacionais. Um deles foi constituído na Cidade de Deus, bairro desmembrado de Jacarepaguá, que conta hoje com quase 40 mil habitantes.

CIDADE NOVA: ver menu destacado

CIDADE UNIVERSITÁRIA

A Ilha do Fundão fazia parte de um arquipélago de oito  pequenas ilhas na baía de Guanabara que foi aterrado nos anos 1950 para a construção da Cidade Universitária da UF do Rio de Janeiro. Vários centros tecnológicos e de pesquisa lá estão instalados, verdadeira referencia nacional de alta tecnologia. Para ligar a ilha ao continente foi inaugurada recentemente uma ponte estaiada que tem a forma de perna de bailarina…

Carimbos da Cidade Universitária

 

COELHO NETO

Bairro da zona Norte do Rio de Janeiro, próximo à Pavuna.

Carimbos de Coelho Neto

 

COPACABANA: ver  menu destacado

CORDOVIL

Bairro da zona Norte do Rio, Cordovil tem seu nome em homenagem à familia originalmente proprietária das terras na região.

Carimbos do bairro de Cordovil

 

COSME VELHO

Seu nome é uma homenagem ao comerciante português Cosme Velho Pereira. Está situado às margens do rio Carioca, que tem poucos trechos a céu aberto, entre os quais o que pode ser visto no Largo do Boticário. Este é um marco histórico da cidade (vide foto) por sua arquitetura original e (quase) preservada, onde moraram ilustres personalidades cariocas. No bairro está localizada também a estação inicial da EF do Corcovado.

Carimbos de Cosme Velho

COSMOS

Cosmos é bairro da zona Oeste, vizinho de Campo Grande. Seu nome deriva do Estação Cosmos da EF de Mangaratiba, que, por sua vez teve esse nome homenageando a Cia. Imobiliária Cosmos que cedeu as terras para sua construção.

CURICICA

Curicica, nome de origem tupi, está subordinado à sub-prefeitura de Jacarepaguá. Talvez sua construção mais marcante hoje seja a sede dos estúdios da TV Globo, em vasta área limítrofe à mata, conhecida como PROJAC.

Carimbos do bairro de Curicica

 

© 2012-2018 www.agenciaspostais.com.br (atualizado em julho de 2018)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *