Cachambi a Campo dos Afonsos

Localização das Agências Postais do Município do Rio de Janeiro

 

Agencias Postais


HISTÓRIAS, IMAGENS E CURIOSIDADES DOS BAIRROS

CACHAMBI

Bairro de classe média da Zona Norte, Cachambi tem origem no tupi “mata verde”. Nele está situado o Norte Shopping, um dos maiores da cidade.

Carimbos do Cachambi


CAJU

As belas praias que o bairro possuía atraíram a família real, que  adquiriu uma propriedade na região – existe ainda hoje os remanescentes da quinta conhecida por “Casa de Banhos de Dom João VI”. O Caju hoje possui o maior conjunto de cemitérios do Rio.

Carimbos do bairro do Caju


CAMPINHO

Campinho é bairro de classe média da zona norte do Rio. Suas agências postais são bastante antigas, sendo a do Ponto de Campinho ainda do tempo do Império (MRJ 95).

Nos anos 30, Madureira era o local onde os trens de subúrbio faziam retorno para o centro da cidade. Para isso, foi construído o “Ramal Circular de Madureira” que permitia a manobra das composições. A estação Dona Clara foi aberta nesse ramal em 1897 (no extremo esquerdo da imagem abaixo, que mostra os  inequívocos vestígios do perfil circular); o local hoje é uma praça. A agencia postal local é de 1911 (veja planilha acima).

Em mais um exemplo de estações com nome diferente do bairro, a estação era mais conhecida por Campinho e próximo a ela estava a sede do 8º Grupamento dos Bombeiros. Curiosamente, em 1934, poucos anos antes de fechar, a estação foi finalmente renomeada Campinho. A agencia postal acompanhou no ano seguinte.

Mais informações no menu Madureira.

Ramal Circular de Madureira em 1938

Carimbos de Campinho


CAMPO DOS AFONSOS

O Campos dos Afonsos que em 1911 começou a funcionar a primeira organização aeronáutica do Brasil, o Aeroclube do Brasil, cujo presidente honorário era Santos-Dumont. A partir de 1941, com a criação da FAB, passou a ser designado Base Aérea dos Afonsos.

Carimbos do bairro do Campo dos Afonsos

© 2012-2018 www.agenciaspostais.com.br (atualizado em dezembro de 2018)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *