Caju a Campo dos Afonsos

Localização das Agências Postais do Município do Rio de Janeiro

Agencias Postais


 

CAJU

As belas praias que o bairro possuía atraíram a família real, que  adquiriu uma propriedade na região – existem ainda hoje os remanescentes da quinta conhecida por “Casa de Banhos de Dom João VI”.

As agencias urbanas de 1865

O Decreto Imperial de 1865 tratava da regulamentação do serviço de correio urbano na cidade do Rio. Assim, entre 1868 e 1877 foi implantada uma rede de 25 agencias urbanas identificadas pelas letras de A a Z. A região do Caju recebeu duas delas:

  • A agencia “P” (MRJ 87) foi criada em 2/8/1869 no numero 2 da Praia Pequena.
  • A agencia “I” foi criada em 26/6/1871 na rua Santo Amaro, que posteriormente teve trechos renomeados General Gurjão e General Sampaio, endereços onde a agencia também funcionou (MRJ 90, 91 e 92).

O tema está explorado em detalhes no menu “Correio Urbano“.

A Estrada de Ferro Rio D’Ouro (EFRD)

Em 1876 foi construída a EFRD com o objetivo de transportar os materiais necessários para as obras de construção da nova rede de abastecimento de água do Rio de Janeiro na serra do Tinguá. Sua estação inicial era na Ponta do Caju. Em 1883 foi autorizada a transportar carga e passageiros. Quatro de suas estações ficavam na região do Caju: a inicial na Ponta do Caju, Rua Bela, Bemfica e Praia Pequena.

As agencias urbanas de 1889

A agencia “J” (MRJ 92A) fez parte, no alvorecer da República, da nova rede de agencias urbanas criada em 30 de dezembro de 1889.  Ela foi instalada em 28 de março de 1890 na estação Central da EFRD na Ponta do Caju e funcionaria até 2019. Vale a leitura da matéria “História das Sucursais do DF“.

Uma outra estação da EFRD, a da Praia Pequena, receberia em 25/03/1890 a agencia homônima (MRJ 88). O logradouro, como vimos anteriormente, já havia recebido a agencia “P” em 1869.

Carimbos do bairro do Caju


CAMPINHO

Campinho é bairro de classe média da zona norte do Rio. Suas agências postais são bastante antigas, sendo a do Ponto de Campinho ainda do tempo do Império (MRJ 95).

Nos anos 30, Madureira era o local onde os trens de subúrbio faziam retorno para o centro da cidade. Para isso, foi construído o “Ramal Circular de Madureira” que permitia a manobra das composições. A estação Dona Clara foi aberta nesse ramal em 1897 (no extremo esquerdo da imagem abaixo, que mostra os  inequívocos vestígios do perfil circular); o local hoje é uma praça. A agencia postal local é de 1911 (veja planilha acima).

Em mais um exemplo de estações com nome diferente do bairro, a estação era mais conhecida por Campinho e próximo a ela estava a sede do 8º Grupamento dos Bombeiros. Curiosamente, em 1934, poucos anos antes de fechar, a estação foi finalmente renomeada Campinho. A agencia postal acompanhou no ano seguinte.

Mais informações no menu Madureira.

Ramal Circular de Madureira em 1938

Carimbos de Campinho


CAMPO DOS AFONSOS

O Campos dos Afonsos que em 1911 começou a funcionar a primeira organização aeronáutica do Brasil, o Aeroclube do Brasil, cujo presidente honorário era Santos-Dumont. A partir de 1941, com a criação da FAB, passou a ser designado Base Aérea dos Afonsos.

Fica na zona oeste da cidade, na região de Realengo. Lá fica o Museu Aeroespacial.

Carimbos do bairro do Campo dos Afonsos


© 2012-2021 www.agenciaspostais.com.br (atualizado em abril de 2021)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *