Barra do Pirai

barra-do-pirai

MUNICÍPIO DE BARRA DO PIRAÍ

Nessa região foi instalada em 27/09/1852 a Freguesia de Nossa Senhora da Piedade. O distrito de São Benedito da Barra do Piraí foi criado em 03/11/1885, subordinado ao município de Piraí e ocupando os mesmos limites do distrito policial existente desde 23/04/1868. O município de Barra do Piraí foi emancipado em 19/02/1890, com territórios desmembrados de Piraí, Vassouras e Valença.

AGÊNCIAS POSTAIS

FATOS, HISTÓRIAS E IMAGENS SOBRE AS AGÊNCIAS

BARRA DO PIRAÍ

Localizada na foz do rio Piraí no rio Paraíba (daí o seu nome), a cidade de Barra do Piraí tornou-se um natural entreposto comercial. No início fluvial, posteriormente ferroviário, hoje ainda se pode ver a malha rodoviária em torno da sede do município.

A era das Estradas de Ferro nos interessa mais de perto por ter sido a origem de várias localidades com agencias postais. A estação de Barra do Piraí foi um dos mais importantes entroncamentos ferroviários do Brasil, passagem de várias ferrovias: em azul a Linha do Centro (EFDP2º), em laranja a Linha da Barra, em vermelho o Ramal de São Paulo e em verde a  EF Piraiense [1]. As estações ao longo dessas linhas foram sede de pioneiras agências postais como por exemplo as de Sant’Anna, Ipiabas (Pandiá Calogeras no mapa), Vargem Alegre e Passa Tres respectivamente.

Notas:
[1] Mapa postal de 1928. As cores foram adicionadas pelo editor do site. Note que o mapa representa roteiros de mala postal e suas agencias. Os traçados não são precisos, mas, neste caso, ajuda a ilustrar o trabalho porque elas seguem pelas ferrovias. A única exceção está na linha verde entre Sant’Anna e Barra, já que ambas as malas seguiam só pela linha da EFCB. Por isso acrescentei um trechinho de ferrovia verde, pois elas eram independentes. Note as convenções do mapa:

Carimbos de Barra do Piraí

© 2011-2020 www.agenciaspostais.com.br (atualizado em abril de 2020)

1 pensou em “Barra do Pirai

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *