Pré-filatélicos

CARIMBOS PRÉ-FILATÉLICOS (1798 – 1842)

Em 1798 a Coroa Portuguesa estatiza e centraliza os serviços postais, subordinando-os ao Ministério da Marinha e Ultramar. Cria no Rio de Janeiro a Administração do Correio da Corte e da Província do Rio de Janeiro, instalada no Paço dos Vice-Reis (posteriormente o Paço Imperial).

Após a chegada da família real ao Brasil foi publicada, em 22 de novembro de 1808, a Decisão nº 53 com o Regulamento Provisional da Administração Geral dos Correios, criando o cargo de Administrador.

Isso seria radicalmente alterado pelo Decreto 255 de 29 de novembro de 1842, que  introduziu o porte pré-pago e o selo postal. Veja detalhes no próximo capítulo no menu “Correio Geral da Corte”.

Os carimbos pré-filatélicos utilizados pelo Correio da Corte não são objeto deste trabalho, por não possuirem datadores. Exemplos abaixo (coleção K.L.)

pre-filatelico-1

AGENCIA CONSULAR BRITÂNICA

A agencia britânica (British Post Office) foi instalada na Rio de Janeiro em 1833 e funcionou até 1874. Entre os diversos carimbos utilizados, há um tipo de 1839, conhecido como “arco-duplo”, que é datado e guarda muita semelhança com o primeiro carimbo que seria adotado pelo Correio Geral da Corte em 1843. Abaixo a imagem de uma carta da coleção do autor. Escrita em alemão por C.Stockmeyer e postada em 15 de fevereiro de 1841, tem carimbo de recepção britanico em 9 de abril. Não pude deixar de notar a beleza da marca d’agua do papel utilizado.

© 2016-7 www.agenciaspostais.com.br (setembro 17)