Barra Mansa

barra-mansa

MUNICÍPIO DE BARRA MANSA

Em 1829 é criado o Curato de São Sebastião da Barra Mansa. Já o município, de mesmo nome, foi criado em 03/10/1832 e instalado em fevereiro do ano seguinte, desmembrado de Resende. Em 1857 Barra Mansa foi elevada à cidade e o município tomou o mesmo nome simplificado.

AGÊNCIAS POSTAIS

FATOS, HISTÓRIAS E IMAGENS SOBRE AS AGÊNCIAS

BARRA MANSA

Cortada pelo rio Paraíba do Sul, Barra Mansa é um importante centro industrial e entroncamento ferroviário, rodoviário e fluvial. Seu território original abrangia também os atuais municípios de Volta Redonda e Quatis (vide). As mais antigas agências postais do município originaram-se junto às estações das diversas ferrovias que cortavam o município. Por exemplo, na EF Central do Brasil (Ramal de São Paulo) as agências de Barra Mansa, Saudade, Pombal e Floriano (que também se chamou Divisa e Ribeirão da Divisa).

Na antiga EF Oeste de Minas, hoje RMV, o mapa do GP 1931 aponta uma agência na estação de Antônio Rocha; no entanto o corpo do guia, mais confiável, a descreve simplesmente como estação.

Saudade, hoje bairro de Barra Mansa, era também a estação inicial do Ramal do Bananal onde se localizava a agência de Rialto. O ponto final era a cidade do Bananal (SP). Logo abaixo, o mapa postal de 1928 registra essas estações e agencias:

barra-mansa-mapa-postal-de-1928

O mapa postal abaixo, que registra as linhas de malas, é de novembro de 1888. As bandeirinhas indicam agencias postais e o respectivo numero de listas, sua classe. As maiores diferenças estão na menção às agencias de Roseta e Pouso Seco, ausentes no mapa posterior de 1928. Note também o destaque a Espirito Santo de Barra Mansa, nome anterior de Rialto.

Carimbos  de Barra Mansa

 

© 2011-2018 www.agenciaspostais.com.br (atualizado em fevereiro de 2019)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *