Bairros F-G

Localização das Agências Postais do Município do Rio de Janeiro

bairros-fg1 bairros-fg2 bairros-fg3

HISTÓRIAS, CURIOSIDADES E IMAGENS DAS AGÊNCIAS 

FLAMENGO

Tradicional bairro residencial da zona sul do Rio de Janeiro, o Flamengo tem como seu cartão-postal o Parque do Flamengo. Projetado por Burle-Marx e construído durante o governo Carlos Lacerda, à frente do então Estado da Guanabara, foi entregue à população na comemoração do IV centenário da cidade.

Bairro do Flamengo 1910

Oficialmente, o bairro tem reconhecimento recente. Não encontrei documentos oficiais que apontem uma data, mas o fato é que os Guias Postais registram sempre a agência postal MRJ349 – Marquês de Abrantes – no bairro da Glória. Isso até 1940, quando o seu fechamento deixou o bairro sem agências até 1992, quando foi criada a ACF Flamengo. Essas são também as duas unicas agências registradas na história – atualmente, não há nenhuma. No mapa acima, de 1910, pode-se notar que, nos limites atuais do bairro (que podem ser vistos no Google Maps), estão marcados só Botafogo, Catete e Larangeiras. A propria agência fica exatamente na divisa com o bairro de Botafogo (observe a linha verde no mapa, limite entre os antigos 7º e o 8º distritos,  que coincide exatamente com os limites atuais.

Carimbos do bairro do Flamengo

mrj0080-flamengo

FREGUESIA DA ILHA

O bairro originou-se da Freguesia de Nossa Senhora da Ajuda, de 1710. Ao final do século XIX surgem os primeiros arruamentos e loteamentos. A agência postal é de 1874, com o nome de Ilha do Governador.

Carimbos do bairro da Freguesia da Ilha

mrj0081-freguesia-da-ilha

FREGUESIA DE JACAREPAGUÁ

A exemplo do seu homônimo da Ilha, o bairro nasceu em torno da Freguesia de Nossa Senhora do Loreto, a mais antiga da região, fundada em 1661. Foi elevada a bairro em 1981, emancipado de Jacarepagua. A agência postal é de 1992.

Carimbos do bairro da Freguesia de Jacarepagua

mrj0081-freguesia-jacarepagua

GALEÃO

O Galeão, bairro da Ilha do Governador, deve seu nome à Ponta do Galeão, onde se localizava um estaleiro famoso por construir grandes galeões. A primeira agência postal do bairro foi denominada Ponta do Galeão e foi criada em 1890.

  A história do aeroporto começa em 1924 como base da aviação naval. Foi também aí que se localizou a primeira fábrica brasileira de aviões, produzindo os modelos “Muniz”. A partir de 1945 foi oficialmente denominado Aeroporto Internacional do Galeão e, em 1999, de Antonio Carlos Jobim. É comumente conhecido como Galeão-Tom Jobim.

Carimbos do bairro do Galeão

mrj0081-galeao mrj0082-galeao mrj0083-galeao

GAMBOA

O nome Gamboa significa “remanso do rio”, provável imagem das águas calmas do porto. Nos séculos XVIII e parte do XIX era um bairro aristocrático, escolhido pelos homens de negócio estabelecidos na capital. A proximidade do porto, por onde se escoavam as riquezas da época, era um atrativo a mais. O ramal e estação da Marítima foram inaugurados em 1879 e a agencia postal aparece pouco depois, embora por curto período. No início do século XX, as obras de ampliação e aterramento do porto afastaram a Gamboa do mar e houve migração das residências para bairros da zona sul. A agência postal “Obras do Porto” é de 1909.

O Porto Maravilha: um ambicioso projeto de remodelação total da antiga área portuária do Rio, em andamento, pretende transformar a região em um novo polo turístico-comercial. Além da Gamboa, os bairros da Saúde e Santo Cristo serão também beneficiados. Veja na imagem abaixo uma representação artística do projeto.

MRJ 152 IMAGEM Porto-Maravilha

 

A Praça da Harmonia
A Praça da Harmonia foi objeto de matéria do jornal O Globo em 7 de julho de 2014 (com foto de Domingos Peixoto) ressaltando a beleza de uma praça preservada. Com um coreto que remete a um clima de interior, volta a despertar a atenção dos cariocas pela proximidade ao Porto Maravilha. Diz ainda a matéria que o nome se refere ao Mercado da Harmonia que ali funcionou ao final do século XIX. O nome atual da praça homenageia o Coronel Assumpção, que lutou na Guerra do Paraguai e foi depois nomeado comandante da Policia Militar da Corte (cujo 5º Batalhão ainda fica nas proximidades). A agência postal com esse nome funcionou de 1881 a 1896.

Praça da Harmonia

Carimbos do bairro da Gamboa

mrj0083-gamboa mrj0084-gamboa

GARDENIA AZUL

O bairro, pouco conhecido pelos cariocas, localiza-se nas terras do antigo Engenho D’água, do século XVII. Posteriormente vendido e loteado, um dos empreendimentos recebeu o nome Gardênia Azul, flor predileta do empresário. A antiga casa-grande está preservada, e pode ser vista do início da  Linha Amarela.

mrj0084-gardenia-azul

GAVEA 

Bairro aprazível, localizado na encosta da Floresta da Tijuca, era conhecido originalmente como Jardim da Gávea. A primeira agência postal é de 1872 e ficava na atual Praça Santos Dumont. No bairro estão a PUC e o Planetário. Na parte baixa, vizinha à Lagoa Rodrigo de Freitas, estão o Jockey Club Brasileiro e a sede do Flamengo. Na imagem abaixo, no canto direito pode-se observar o vizinho Jardim Botânico e no canto superior, o bairro. O Jockey aparece ao centro e, no canto superior esquerdo, o final do Leblon.

MRJ 153 IMAGEM gavea

Carimbos do bairro da Gávea

mrj0085-gavea

GLÓRIA

O bairro cresceu em torno do outeiro onde se localiza a igreja de Nossa Senhora da Glória do Outeiro, construída no século XVIII. Diz a história que ao pé do outeiro havia uma tribo de indios carijós qua a ela se referiam como Kariók (casa de carijó), o que teria evoluído como gentílico para os habitantes da cidade, o carioca. Fica no bairro o hotel Glória, famoso destino nos anos 40 e 50; hoje fechado, em reforma, pode voltar a ser um dos melhores hotéis da cidade.

Bairro da Gloria 1910Com a construção do Parque do Flamengo, o bairro foi afastado do mar e hoje à sua frente está a Marina da Glória. Bairro de extensão territorial reduzida, só possuiu, por pouco tempo nos anos 1880, uma agência postal, a MRJ 359 na Rua Dona Luiza, atual rua Cândido Mendes. Como curiosidade, no mapa de 1910 acima pode-se ver que a rua ostenta ainda os dois nomes. Carimbos, se existirem, são raros.

GRAJAÚ

Bairro com urbanismo planejado, foi construído no início do século XX no então chamado vale dos Elefantes, ao sopé do maciço da Tijuca. Seu nome é de origem tupi e significa “água do senhor do pássaro”. O bairro adotou o nome do Grajaú Tenis Clube, construído em 1925.

Carimbos do bairro do Grajaú

mrj0086-grajau

GUADALUPE

O nome do bairro deriva da Matriz de Nossa Senhora do Guadalupe. O bairro treve impulso por ter sido objeto da construção de conjuntos habitacionais populares que foram inaugurados na presidência de Getulio Vargas.

Carimbos do bairro de Guadalupe

mrj0086-guadalupe

GUARATIBA

Guaratiba (do tupi lugar de muitos guarás, pássaros, ou garças) fica no extremo sul do município encravado entre a serra da Grota Funda, o maciço da Pedra Branca e a Baía de Sepetiba. De origem rural, a sua localização pouco acessível lhe trouxe um desenvolvimento tardio. A ligação rodoviaria com o Recreio dos Bandeirantes, por exemplo, é bastante recente. No entanto, a julgar pelas muitas agências postais, quase todas do tempo do Império, houve vários núcleos isolados de  colonização. Entre eles:

– ILHA DE GUARATIBA: é a região que fica na saída do atual túnel da Grota Funda. O curioso é que não se trata de uma ilha – o proprietário das terras chamava-se William e era conhecido como “Uílha de Guaratiba”. A mais antiga é de 1866: o “Ponto da Ilha”. Também ficavam nas proximidades: a “Grota Funda”, de 1877; “Morgado”, de 1879, na estrada do Morgado (que atravessa a serra em direção a Vargem Grande).

– MATRIZ DE GUARATIBA: no século XVIII a organização Matriz de São Salvador do Mundo da Freguesia de Guaratiba (filiada à Ação Social Arquidiocesana), recebeu em doação do fidalgo Dom Fradique de Quevedo Rondon uma parte das suas terras e, posteriormente, as arrendou aos posseiros. A agência postal “Matriz” é de 1869 e a “Campo do Colégio” de 1887.

– BARRA DE GUARATIBA: região na entrada do canal, em frente à Restinga de Marambaia, e nas encostas do Morro da Espia. A agência “Barra de Guaratiba” é de 1883. Do outro lado do morro, a praia de Grumari, cujo acesso foi por muito tempo feito por Guaratiba. A agência “Crumarim” é de 1887.

– PEDRA DE GUARATIBA: nome derivado da Fazenda da Pedra, dedicada à pesca. É região de diversos restaurantes especializados em frutos do mar. A agência postal “Povoado da Pedra” é de 1869 (“Pedra de Guaratiba”, de ca.1937, é o nome da única agência ainda em atividade na região).

Por último, na localidade de Mato Alto, na estrada de mesmo nome, ligação com Campo Grande, existiu outra iniciativa social, a Ação Social da Capela de N.S. Aparecida de Mato Alto. A agência “Ponto do Mato Alto” é de 1867.

Carimbos do bairro de Guaratiba

mrj0087-guaratiba

 

© 2012-2016 www.agenciaspostais.com.br (atualizado em setembro de 2016)

2 ideias sobre “Bairros F-G

  1. Meu caro amigo Paulo,

    Pensei bastante na sua proposta de incluir a foto do carimbo de P. PEDRA como pertencente à agência localizada em Guaratiba. Retornando ao velho mestre Reinhold Koester, verifiquei que em ambas as hipóteses por ele sugeridas ele mesmo declarou não conhecer o carimbo, seja o de Guaratiba ou o de São Gonçalo. A única maneira de se comprovar – com exatidão – seria através de uma carta completa, que dirimisse toda e qualquer dúvida. Seja como for, acho bastante improvável que algum dia venha a se encontrar uma carta desse tipo. Assim, deixo a seu critério colocar o tal carimbo onde julgar mais conveniente. Da minha parte eu vou seguir a orientação de se tratar mesmo do lugar existente em Guaratiba… pelo menos até prova em contrário.
    Um forte abraço,
    Marlino

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *