Bairros H-I-J

Localização das Agências Postais do Município do Rio de Janeiro

bairros-hij1bairros-hij2bairros-hij3
HISTÓRIAS, CURIOSIDADES E IMAGENS DE AGÊNCIAS
 

HIGIENÓPOLIS

Originalmente, a área era ocupada por uma fazenda com lavouras. Foi, mais tarde, convertida pela família Darke de Matos, proprietária do café Globo, no bairro “Cidade Jardim Higienópolis”. O projeto é de 1934, durante a gestão do prefeito Pedro Ernesto. Essa é considerada a data de fundação do bairro.

Carimbos do bairro de Higienópolis

mrj0087-higienopolis

HONÓRIO GURGEL

Bairro da zona Norte do municipio, vizinho de Marechal Hermes. Os trilhos da Linha Auxiliar chegaram à região em 1905, inaugurando a estação de Munguengue que, nos anos 20 foi rebatizada Honório Gurgel em homenagem a um ex-prefeito da cidade.  A agência postal é dessa época, tendo sido criada em 1924 já com o novo nome. Não possuo carimbos, que são raros.

HUMAITÁ

Bairro do Humaita 1910

Bairro criado por decreto de 1981, Humaitá é uma extensão natural do bairro de Botafogo na direção da Lagoa. Seu nome é uma homenagem à batalha de Humaitá, na guerra do Paraguai. A localização da agência postal “Rua Humaitá”, na rua de mesmo nome, está mostrada no mapa de 1910 acima. Ela funcionou de 1897 a 1931. Atualmente, não possui agências ativas.

Carimbos de Humaita

mrj0088-humaita

INHAÚMA

O nome é de origem tupi, e designa um pássaro comum na região. Inhaúma, bairro às margens da baía de Guanabara, chegou a ter porto importante, que no entanto entrou em decadência com a concorrência de novos meios de transporte. A EF do Rio do Ouro, por exemplo, chegou em 1883. Duas agências se localizavam em estações do bairro: “Inhaúma” de 1879 e “Parada Areal” de 1892. Já a EF Dom Pedro II chegou em 1886 com agência na estação de Cupertino ( a agência homônima é de 1893). Finalmente, a EF Melhoramentos, cuja estação Terra Nova é de 1895 (e a agência, de mesmo nome, de 1896). 

Carimbos de Inhaúma

mrj0088-inhauma

INHOAÍBA

Bairro da zona oeste vizinho de Campo Grande e Guaratiba. A origem do nome é controversa, mas a que gostei mais é a de uma lenda segundo a qual o proprietário das terras era Senhor Aníbal, pronunciado pelos colonos como Inhô Aníba (se non è vero…). A Fazenda de Inhoaíba era atravessada pela Estrada Real de Santa Cruz, atual Avenida Cesário de Melo. Com a implantação do ramal ferroviário de Mangaratiba, atual ramal de Santa Cruz, foi inaugurado em 1912, a estação Engenheiro Trindade, chamada posteriormente de Inhoaíba, que consolidou o nome do bairro (extraído da Wikipedia). A agência postal é de 1884. Não possuo carimbos.

IPANEMA: ver página destacada no menu

IRAJÁ

O bairro nasceu no entorno da igreja Nossa Senhora da Apresentação, em torno da qual foi criada a Freguesia de mesmo nome em 1644. Os trilhos da EF Rio do Ouro chegaram em 1883, data da estação de Irajá. A agência postal de mesmo nome criada no tempo do Império é de 1871 e a da República é de 1900.

Carimbos do bairro de Irajá

mrj0091-iraja

JACARÉ

A partir dos anos 1920, indústrias começaram a se instalar na região e, já em 1940 grandes empresas, como a General Eletric, se instalaram na região, no que se convencionou chamar de “Complexo Industrial do Jacaré”. A agência postal  urbana  “Jacaré”  foi criada nos anos 30. Apesar de sua localização, e do impulso dado no governo Carlos Lacerda nos anos 60, a partir dos anos 80 e 90 houve um grande esvaziamento da região e as indústrias (metalúrgicas, elétricas, de confecção e farmacêuticas) começaram a migrar para outras regiões mais atrativas. A  favelização do entorno se acelerou e hoje a Comunidade do Jacarezinho responde por 80% da população do bairro.

Carimbos do bairro do Jacaré

mrj0092-jacaremrj0093-jacare

JACAREPAGUÁ

Jacarepagua é de origem tupi e significa “enseada do mar de jacaré”, e ocupa grande parte da baixada de jacarepagua. Embora ainda possua grande extensão geográfica, seu território foi desmembrado ao longo dos anos formando novos bairros tais como  Anil, Curicica, Gardenia Azul, Freguesia, Tanque, Taquara, Pechincha, Cidade de Deus e Praça Seca, num processo que, provavelmente, ainda terá continuidade, devido ao grande crescimento populacional da região.

Carimbos do bairro de Jacarepagua

mrj0094-jacarepagua

JARDIM AMÉRICA

Bairro realtivamente novo, fica no norte do município, próximo à av. Brasil e à rodovia Presidente Dutra. Bairro planejado e residencial é também sede de muitas empresas do setor logístico. Sua agência postal é de 1996. Não possuo carimbos

JARDIM BOTANICO: ver página destacada no menu

JARDIM GUANABARA

Localizado na Ilha do Governador, o Jardim Guanabara possui belas praias – entre as quais a Praia da Bica – assim conhecida pelo chafariz colonial das proximidades -sendo um dos mais valorizados bairros da zona norte da cidade. A agência postal é de 1996. Não possuo carimbos

© 2012-2016 www.agenciaspostais.com.br (atualizado em setembro de 2016)

2 ideias sobre “Bairros H-I-J

  1. Gostaria de saber qual o endereço da primitiva agência de correios em Ipanema, pois – sinceramente – eu não me recordo, apesar de haver morado nesse bairro de 1953 a 1961 e, novamente, a partir de 1992 até os dias atuais. E olhe que eu morei no Leblon entre 1945 e 1953, bem pertinho de Ipanema…
    Minha esposa e minha cunhada, que nasceram nesse bairro, também não se lembram onde ficava a antiga agência.
    As agências atuais (uma na Rua Prudente de Morais, defronte à Praça General Osório e outra na Rua Visconde de Pirajá) estão instaladas em prédios modernos e jamais poderiam existir em 1910.
    Nos anos 70 surgiu a RE.FI. (Reunião Filatélica de Ipanema), que funcionava no interior da agência da Rua Visconde de Pirajá; fiz parte desse clube durante anos, até que acabou por ordem da direção da E.C.T.
    Anos depois foi criado o Setor de Filatelia, na outra agência, da Rua Prudente de Morais, num espaço nos fundos da agência; mais adiante o setor foi transferido para uma outra área bem na frente da loja. Mas também acabou, por ordem da E.C.T.
    Me parece que os correios não gostam muito de Filatelia…

  2. Olá, Marlino

    A agência original de Ipanema é de 1910. Ela ficava na Rua Visconde de Pirajá, 296. Em 1942 foi fechada, pois não tenho nenhum outro registro, posterior. Ipanema só aparece como agência na Bahia e em MG. Talvez seja por isso que vc não se lembra dela.
    Em 1967 é reaberta a AC Ipanema, junto com a AF Filatelica, em novo endereço. Espero ter respondido à sua questão.
    Abraços

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *