Higienópolis a Humaitá

Localização das Agências Postais do Município do Rio de Janeiro

HISTÓRIAS, CURIOSIDADES E IMAGENS DE AGÊNCIAS 

HIGIENÓPOLIS

Originalmente, a área era ocupada por uma fazenda com lavouras. Foi, mais tarde, convertida pela família Darke de Matos, proprietária do café Globo, no bairro “Cidade Jardim Higienópolis”. O projeto é de 1934, durante a gestão do prefeito Pedro Ernesto. Essa é considerada a data de fundação do bairro.

Carimbos do bairro de Higienópolis

 


HONÓRIO GURGEL

Bairro da zona Norte do município, vizinho de Marechal Hermes. Os trilhos da Linha Auxiliar chegaram à região em 1905, inaugurando a estação Munguengue que, nos anos 20 foi rebatizada Honório Gurgel em homenagem a um ex-prefeito da cidade.  A agência postal é dessa época, tendo sido criada em 1924 já com o novo nome. Não possuo carimbos.

 


HUMAITÁ

Bairro do Humaita 1910

Bairro criado por decreto de 1981, Humaitá é uma extensão natural do bairro de Botafogo na direção da Lagoa. Seu nome é uma homenagem à batalha de Humaitá, na guerra do Paraguai. A localização da agência postal “Rua Humaitá”, na rua de mesmo nome, está mostrada no mapa de 1910 acima. Ela funcionou de 1897 a 1931. Atualmente, não possui agências ativas.

Carimbos de Humaita

© 2012-2021 www.agenciaspostais.com.br (atualizado em abril 2021)

2 pensou em “Higienópolis a Humaitá

  1. Gostaria de saber qual o endereço da primitiva agência de correios em Ipanema, pois – sinceramente – eu não me recordo, apesar de haver morado nesse bairro de 1953 a 1961 e, novamente, a partir de 1992 até os dias atuais. E olhe que eu morei no Leblon entre 1945 e 1953, bem pertinho de Ipanema…
    Minha esposa e minha cunhada, que nasceram nesse bairro, também não se lembram onde ficava a antiga agência.
    As agências atuais (uma na Rua Prudente de Morais, defronte à Praça General Osório e outra na Rua Visconde de Pirajá) estão instaladas em prédios modernos e jamais poderiam existir em 1910.
    Nos anos 70 surgiu a RE.FI. (Reunião Filatélica de Ipanema), que funcionava no interior da agência da Rua Visconde de Pirajá; fiz parte desse clube durante anos, até que acabou por ordem da direção da E.C.T.
    Anos depois foi criado o Setor de Filatelia, na outra agência, da Rua Prudente de Morais, num espaço nos fundos da agência; mais adiante o setor foi transferido para uma outra área bem na frente da loja. Mas também acabou, por ordem da E.C.T.
    Me parece que os correios não gostam muito de Filatelia…

  2. Olá, Marlino

    A agência original de Ipanema é de 1910. Ela ficava na Rua Visconde de Pirajá, 296. Em 1942 foi fechada, pois não tenho nenhum outro registro, posterior. Ipanema só aparece como agência na Bahia e em MG. Talvez seja por isso que vc não se lembra dela.
    Em 1967 é reaberta a AC Ipanema, junto com a AF Filatelica, em novo endereço. Espero ter respondido à sua questão.
    Abraços

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *