Saude a Sepetiba

Localização das Agências Postais do Município do Rio de Janeiro

 

IMAGENS, HISTÓRIAS E CURIOSIDADES SOBRE AS AGÊNCIAS

SAÚDE

Pequeno bairro da zona portuária do Rio, encravado entre o Centro e o bairro da Gamboa, Saúde deve seu nome à igreja de Nossa Senhora da Saúde, construída em 1742.  Seu principal logradouro é a Praça Jornal do Comércio, antiga Praça Municipal (mapa no próximo parágrafo). Sua agência postal é de 1898 e sua importância logística no final do século a fez sede da Sucursal no.6 criada em 1902 (mais informações sobre as sucursais do Distrito Federal podem ser consultadas em página específica no menu). Não se conhecem carimbos com o nome do bairro.


ESTAÇÃO POSTAL PRAINHA

estação da Prainha, em mapa de 1902

Agencia postal que traz no nome o pouco usual “estação postal” e da qual temos notícia por fragmentos de informação. Cito dois:

1. R. Koester em seu trabalho de carimbologia a classifica como “estação postal no Distrito Federal, atual Praça Mauá” e nos apresenta dois carimbos, um oval “ESTAÇÃO POSTAL / PRAINHA” sobre emissão de 1866 e um circular “PRAINHA” DE 1899. Ambos praticamente ilegíveis.

A carta abaixo traz o carimbo RK138 mais legível (col. Rubem Porto). Mas note que é endereçada à Rua S.Bento, 34 no Rio de Janeiro. Isso é um local muito próximo à estação Prainha, por que mandar uma carta? Fica a dúvida.

2. Everaldo Santos em seu livro Brazilian Postmarks de 2005 nos apresenta uma linda sobrecarta com o carimbo oval (mas sem data). Confessa ele que “se trata de um carimbo difícil de identificar” e que ele atribui à “Praia Pequena”.

O que sabemos? A estação Prainha aparece no noticiário a partir de 6 de janeiro de 1884 como ponto de partida das barcas que a ligavam à ferrovia Grão-Pará do outro lado da baía numa viagem de recreio a Petrópolis (jornal Mercantil de Petrópolis ed. de 5/1/84). A linha havia sido inaugurada em 1883.

A estação Prainha ficava no Largo da Prainha, que seria por volta de 1889 renomeado 28 de setembro e finalmente, após a construção do porto em 1910, renomeado Praça Mauá em justa homenagem ao empreendedor cuja escultura – de Bernardelli – até hoje a enfeita.


Carimbos do bairro da Saúde

carimbos-mecanicos-propagandisticoscar0030-prop-sucursal-no6

 


SENADOR CAMARÁ

Populoso bairro da zona oeste, vizinho a Bangu, deve seu nome à estação “Senador Camará” do Ramal de Santa Cruz, inaugurada em 1923, cujo nome homenageia Otacílio Camará,  Deputado e  Senador da Republica entre 1915 e 1920. A agência postal é de 1930 (que durou pouco tempo e da qual infelizmente não tenho exemplares).

Carimbos do bairro de Senador Camará

 


SENADOR VASCONCELOS

O bairro de Senador Vasconcelos, à semelhança do anterior, também deve seu nome à estação do Ramal de Santa Cruz, inaugurada em 1914. Ela homenageia o Senador Augusto Vasconcelos, político originário do vizinho bairro de Campo Grande. Não lhe conheço carimbos.


SEPETIBA

Bairro vizinho a Guaratiba e Santa Cruz, é banhado pela baía de mesmo nome. No início do século XIX, Sepetiba passou a ser frequentada no verão pela família Real, que utilizava a propriedade denominada “Casa de Esquina”, onde está a atual Praça Washington Luiz.  Esta é provavelmente a razão para Sepetiba ter sua agência postal já em 1867. Uma linha de bondes ligando-a a Santa Cruz foi  inaugurada em 1884.

Carimbos de Sepetiba 

mrj0161-sepetiba

© 2012-2018 www.agenciaspostais.com.br (atualizado em dezembro de 2018)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *