Bairros S

Localização das Agências Postais do Município do Rio de Janeiro

bairros-s1bairros-s2bairros-s3

IMAGENS, HISTÓRIAS E CURIOSIDADES SOBRE AS AGÊNCIAS

SAMPAIO

Assim como o bairro do Riachuelo, Sampaio tem origem na antiga fazenda do Engenho Novo. Localizado na zona Norte, teve sua estação da EFCB construída em 1885. A agência postal foi criada em 1890.

Carimbos do bairro de Sampaio

mrj0143-sampaio

SANTA CRUZ: ver página destacada no menu

SANTA TERESA

Situado na região central do Rio, Santa Teresa é um pitoresco bairro residencial, conhecido pelas suas construções históricas e pelos bondes que circulam por suas ruas desde 1872. Aqueduto da Carioca ou Arcos da Lapa (wikimedia)A linha tem ponto final no centro da cidade e seu trajeto, desde que foi eletrificado em 1896, passa pelo Aqueduto da Carioca, também conhecido por Arcos da Lapa, um dos cartões-postais da cidade. O bairro deve seu nome ao antigo Convento de Santa Teresa.Bairro de Santa Teresa 1910

Pode-se ver no mapa de 1910 o local original das duas agências mais antigas, do tempo do Império, ambas na Almirante Alexandrino. Uma, no Largo dos Guimarães e a outra no antigo hotel Vista Alegre, hoje uma clínica. O bairro não possui agências atualmente.

Carimbos do bairro de Santa Teresa

mrj0146-santa-teresa

SANTÍSSIMO

Bairro da zona Oeste, próximo a Campo Grande, encravado nas encostas do Parque Estadual do Maciço da Pedra Branca, Santíssimo sofre com a ocupação desordenada de seu território. A capela de Nossa Senhora da Conceição do Lameirão foi construída dentro do Engenho do Lameirão e, por volta de 1750 ela obteve permissão para manter no seu Sacrário o Santíssimo Sacramento. O  acontecimento espalhou-se por toda a região e o local passou a ser conhecido por Santíssimo. A agência postal “Lameirão” é de 1885, tendo sido renomeada “Santíssimo” em 1892. Os trilhos do Ramal de Mangaratiba chegaram ao final do século XIX, sendo a estação “Santíssimo” de 1890. (não tenho carimbos).

SANTO CRISTO

Bairro da região portuária da cidade, junto à Gamboa, deve seu nome à Igreja de Santo Cristo, construída junto ao cais. Seu antigo e preservado traçado urbano é fator de atração turística. As duas primeiras agências postais do bairro são do tempo do Império, sendo a de 1870 situada na Praia do Saco do Alferes e a de 1877 na Rua da América.  Esta última foi sede de um condomínio construído para os trabalhadores do cais (vide “Cais do Porto” no bairro da Gamboa).

Carimbos do bairro de Santo Cristo

mrj0147-santo-cristo mrj0148-santo-cristo

SÃO CONRADO

A região, circundada por belas montanhas e pela mata atlântica, pertencia à Fazenda São José da Lagoinha da Gávea em meados do Século XVIII. Sua sede foi comprada em 1932 por Osvaldo Riso, transformando-se na atual Villa Riso, centro de eventos culturais e exposições de artes.  No início do século XX, o Comendador Conrado Jacob Niemeyer possuía grande fazenda na região e em 1916 nela ergueu  uma pequena capela em devoção a São Conrado, origem do nome do bairro. Niemeyer também concluiu a belíssima Avenida Niemeyer – doada à Prefeitura em 1916 – e melhorou a Estrada da Gávea, que ganhou esse nome em 1917. Em 1921 integrantes da empresa Tramway criaram o Gávea Golf Club, abrangendo grande área verde e a chamada “Casa Azul”, sede do antigo engenho. Em 1930, surgia o primeiro loteamento do bairro, que deu origem à Rua Capuri. Novos loteamentos surgiram, como o Jardim Gávea e o da Rua Iposeira;  em 1949, foi inaugurada a Estrada das Canoas, com seu belo mirante.

Dois fatores influenciaram profundamente o processo de ocupação do bairro: a inauguração do Túnel Dois Irmãos (atual Zuzu Angel) em 1971 e a auto estrada Lagoa-Barra, que transformou São Conrado em bairro de passagem. Foram construídos os hotéis Nacional e Intercontinental e a orla marítima foi urbanizada. O sofisticado Shopping Fashion Mall é de 1982. Enquanto isso, as encostas da mata atlântica entre São Conrado e a Gávea foram sendo ocupadas pela nascente Favela da Rocinha, que ganhou status de bairro no início dos anos 1990 (vide).

São Conrado é um bairro belíssimo, emoldurado pelo Morro Dois Irmãos, pelo verde intenso das florestas do Parque Nacional da Tijuca, do Morro do Cochrane (718 metros de altitude), pelo espetacular maciço rochoso formado pela Pedra da Gávea, com 844 m, pela Pedra Bonita e pela Agulhinha da Gávea, todas acessíveis por trilhas. Na Pedra Bonita, localiza-se a Rampa Maurício Klabin, a 524 m, utilizada como decolagem dos pilotos de asa-delta e parapente, rumo a Praia do Pepino (ou de São Conrado).

Carimbos de São Conrado

mrj0148-sao-conrado

SÃO CRISTÓVÃO: ver página destacada no menu

SÃO FRANCISCO XAVIER: ver página destacada no menu

SAÚDE

Pequeno bairro da zona portuária do Rio, encravado entre o Centro e o bairro da Gamboa, Saúde deve seu nome à igreja de Nossa Senhora da Saúde, construída em 1742.  Seu principal logradouro é a Praça Jornal do Comércio, antiga Praça Municipal. Sua agência postal é de 1898 e sua importância logística no final do século a fez sede da Sucursal no.6 em 1902 (mais informações sobre as sucursais do Distrito Federal podem ser consultadas em página específica no menu).

Carimbos do bairro da Saúde 

mrj0160-saudecarimbos-mecanicos-propagandisticoscar0030-prop-sucursal-no6

SENADOR CAMARÁ

Populoso bairro da zona oeste, vizinho a Bangu, deve seu nome à estação “Senador Camará” do Ramal de Santa Cruz, inaugurada em 1923, cujo nome homenageia Otacílio Camará,  Deputado e  Senador da Republica entre 1915 e 1920. A agência postal é de 1930.

Carimbos do bairro de Senador Camará

mrj0161-senador-camara

SENADOR VASCONCELOS

O bairro de Senador Vasconcelos, à semelhança do anterior, também deve seu nome à estação do Ramal de Santa Cruz, inaugurada em 1914. Ela homenageia o Senador Augusto Vasconcelos, político originário do vizinho bairro de Campo Grande.

SEPETIBA

Bairro vizinho a Guaratiba e Santa Cruz, é banhado pela baía de mesmo nome. No início do século XIX, Sepetiba passou a ser frequentada no verão pela família Real, que utilizava a propriedade denominada “Casa de Esquina”, onde está a atual Praça Washington Luiz.  Esta é provavelmente a razão para Sepetiba ter sua agência postal já em 1867. Uma linha de bondes ligando-a a Santa Cruz foi  inaugurada em 1884.

Carimbos de Sepetiba 

mrj0161-sepetiba

© 2012-2016 www.agenciaspostais.com.br (atualizado em outubro de 2016)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *