Cachoeiras de Macacu

MUNICÍPIO DE CACHOEIRAS DE MACACÚ

As origens desse município, situado nas fraldas da Serra dos Órgãos, remontam à Freguesia de Santo Antonio do Casseribu, instalada em 1612. Passou em seguida por várias mudanças, tanto de nome como de local. A Freguesia foi elevada à categoria de Vila em 15/05/1679 com o nome de Santo Antonio de Sá. 

A partir de 1831, uma série de endemias provocou o esvaziamento da sede, que acabou por ser transferida em 06/11/1898 para o antigo Arraial da Santíssima Trindade de Santana do Macacú, já simplificado em 29/09/1877 para Santana do Macacú, que logo em seguida é renomeado Santana do Japuiba (10/12/1898).

Novamente transferida em 27/12/1923, desta vez para a localidade de Cachoeira do Macacu, que virá a ser renomeada Cachoeiras em 31/03/1938. Cinco anos mais tarde, em 31 de dezembro de 1943 recebe a denominação atual, Cachoeiras de Macacú.

São Jose da Boa Morte

Nesse local existia a igreja de São José. Com a epidemia em Santo Antonio de Sa, reza a lenda que os migrantes que escolheram esse local de refúgio acabaram por lotar o cemitério local, influenciando o nome pelo qual a igreja passou a ser conhecida ( a imagem abaixo foi publicada no Globo de 19/03/2017 em matéria de Rafael Galdo).

AGÊNCIAS POSTAIS

 

HISTÓRIAS, CURIOSIDADES E IMAGENS SOBRE AS AGÊNCIAS 

Santo Antonio de Sá e sua tragédia ambiental

Como dito na história do município no topo da página, a origem de Cachoeiras foi na localidade de Santo Antonio de Sá, na verdade sede de um município no século XVII que teve que ser abandonado pela degradação ambiental da região, como aconteceu em Iguassu e tantas outras localidades da Baixada Fluminense. Esse local hoje está no município vizinho de Itaboraí, ao lado da COMPERJ e está indicado em azul no mapa acima. Veja uma descrição completa na pagina de Itaboraí.

No caso de Cachoeiras de de Macacu, ela ainda seria transferida uma vez mais, ainda mais longe dos mangues ao sul do município, desta vez para o local definitivo.

Carimbos  de Cachoeiras de Macacú

erj0028-cachoeiras-de-macacu erj0029-cachoeiras-de-macacu

© 2011-2016 www.agenciaspostais.com.br (atualizado em novembro de 2016)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *