Ilha do Governador e Galeão

Localização das Agências Postais do Município do Rio de Janeiro
A ilha (numero 20 no mapa acima) não constitui um único bairro e sim, oficialmente, um conjunto de pequenas localidades. Entre elas, como se poderá ver na tabela abaixo, podemos citar Bancários, Cacuia, Cocotá, Freguesia, Jardim Guanabara, Jardim Carioca, Portuguesa, Ribeira, Tauá e Zumbi. Contrariando o princípio que adotei neste site, a consolidação deles todos sob o nome de Ilha do Governador (bairro que oficialmente não existe) faz sentido para dar unidade ao conjunto. Por exemplo, a mais antiga agência postal chama-se Ilha do Governador e existe desde 1874. No entanto, seu endereço, ao longo desses mais de 140  anos, esteve sediada em vários desses bairros.

GALEÃO

O Galeão, outro bairro da Ilha, deve seu nome à Ponta do Galeão, onde se localizava um estaleiro famoso por construir grandes galeões.

Em 1923 o Governo Federal desapropriou toda a área para instalação das incipientes atividades da Força Aérea. Foi aí que se localizou a primeira fábrica brasileira de aviões, produzindo os modelos “Muniz”. A Base Aérea aí instalada foi a partir de 1945 oficialmente denominada Aeroporto Internacional do Galeão e, em 1999, de Antonio Carlos Jobim. É comumente conhecido como Galeão – Tom Jobim.

Tabela de agencias postais:


 Carimbos da Ilha do Governador

© 2018 agenciaspostais.com.br (atualizado julho 2018)