Campos dos Goytacazes

 


MUNICÍPIO DE CAMPOS DOS GOYTACAZES

O município de Campos dos Goytacazes, capital da zona norte do Estado do Rio, é o maior município do estado. Suas origens remontam a 1673 quando, a 2 de setembro, foi criada a vila de São Salvador dos Campos dos Goytacazes, em referência à tribo guerreira habitante da região.

Em 1753, a vila de São Salvador de Campos é anexada à antiga capitania de Espírito Santo e por Carta de lei de 31/08/1832, retorna para a antiga capitania do Rio de Janeiro.

Elevada à categoria de cidade, com a denominação simplificada para Campos, pela Lei Estadual n.º 6, de 28/03/1835. Pela Lei Municipal n.º 559, de 16/10/1986 retoma o nome original de Campos dos Goytacazes em 16 de outubro de 1986 (IBGE).

***

Mapas

O primeiro mapa que apresento acima (2009) permite visualizar a grande extensão territorial do município (em laranja), o que se reflete em mais de uma centena de agencias ao longo do tempo.

O segundo mapa é do site da Prefeitura. Nele eu indiquei as divisões territoriais que adotei, permitindo melhor visualização do território e também mais detalhada descrição histórica.

Clique no respectivo link para redirecionamento automático a cada uma das páginas.

  1. CAMPOS DOS GOYTACAZES
  2. SEDE DO MUNICÍPIO
  3. NORTE
  4. SUDOESTE
  5. BAIXADA CAMPISTA

A tabela abaixo lista completa das 127 agencias do município


© 2011-2021 agenciaspostais.com.br reestruturado em junho de 2021

5 pensou em “Campos dos Goytacazes

  1. Formidável!! Excelente trabalho. Pela organização, servirá de guia para a carimbologia de outros estados da federação. De minha parte, tenho uma coleção de carimbos da Paraíba, com algumas centenas de carimbos em selos e cartas de quase todas as 223 cidades do estado. Ví alguns carimbos da Paraíba no logotipo. Tens peças para trocas? Tenho muito material para trocas. Atenciosamente. Eduardo

  2. caro Eduardo,
    creio que não te respondi o gentil email, por estar de ferias. Obrigado pelo comentario.
    Não tenho planos para estudar a Paraíba. Portanto, o que eu tiver poderá ser permutado por coisas do Rio de Janeiro ou do Espirito Santo.
    Tens interesse?
    abraços,

  3. Paulo. Vc sempre consegue se superar. Incrível, 127 agências mapeadas com criação e extinção trabalho de fôlego e capricho. Parabéns.

    Victor Petrucci.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *