Centro B

Mapa do Centro Para Site - JPEG

 

HISTÓRIAS, CURIOSIDADES E IMAGENS DAS AGÊNCIAS CENTRO B

BARCRO, ACF

 

AGENCIAS TEMPORARIAS BRAPEX I & II

As duas primeiras Exposições Filatelicas do Brasil (Brapex I e Brapex II) realizaram-se no Rio de Janeiro, ambas coincidentemente na Av. Rio Branco. A lista das autoridades presentes ao evento dá uma idéia da importância do nosso hobby naquela época.

bloco-brapex-iBrapex I foi realizada de 22 a 30 de outubro de 1938 no Museu de Belas Artes.
O evento internacional foi organizado pelo Clube Filatelico do Brasil e teve simultaneamente  a realização do 2º Congresso Philatelico Brasileiro e o 1º Sulamericano e contou com importantes coleções. Um selo comemorativo e respectivo bloco foram emitidos pelos Correios com a efigie de Rowland Hill – o britânico considerado o inventor do selo postal. O DCT instalou no local uma agencia postal-telegrafica.

Brapex II foi realizada de 31 de julho a 8 de agosto de 1943 nos salões da AssociaçãoBloco Centenario Bloco Brapex IIdos Empregados no Comercio na av Rio Branco 120. Tambem organizada pelo CFB, sua instalação contou com a presença do Presidente da Republica, sr. Getulio Vargas, do Ministro da Viação e do Prefeito do DF.

Uma importante efeméride era o pano de fundo do evento: o centenário da emissão dos primeiros selos postais brasileiros. Uma serie de selos aéreos e outra referente ao centenario foram emitidas pelos Correios (imagens acima). Um carimbo comemorativo reproduzia os primeiros carimbos utilizados na data. O DCT instalou no local uma agencia postal-telegrafica, que contava com uma inovação: uma cabina fono-postal para correspondencia falada.

Carimbos Brapex

© 2013-2018 agenciaspostais.com.br – setembro de 2018