Cantagalo

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MUNICÍPIO DE CANTAGALO

O município de Cantagalo teve sua origem na freguesia do Santíssimo Sacramento de Cantagalo estabelecida em 9 de outubro de 1786. O município de São Pedro da Cantagalo foi criado em 9 de março de 1814, desmembrado do município de Cachoeira do Macacu (à época, Santo Antônio de Sá).  Em 1/10/1857 a sede do município é elevada à cidade com o nome simplificado para Cantagalo (IBGE).

AGÊNCIAS POSTAIS

HISTÓRIAS, CURIOSIDADES E IMAGENS DE AGÊNCIAS

MRJ 317 – CANTAGALO

O mapa de 1823 [1] mostra, com o sugestivo título de “Minas do Canta Gallo”, a região da vertente norte da Serra da Boa Vista que, por força de cartas régias, se mantivera fechada aos europeus por quase todo o século XVIII. Com o objetivo de coibir o contrabando de ouro as cartas estabeleciam áreas proibidas à ocupação proibindo a abertura de novas estradas. Para ilustrar, indiquei em amarelo a posição das futuras sedes de Nova Friburgo e Cantagalo.

Nesta última, a mineração de ouro era feita nos rios Negro, Macuco e Grande. Seu nome está ligado à história do contrabandista de ouro conhecido por “Mão de Luva” que havia invadido o território proibido em busca de ouro. Conta a lenda que uma expedição enviada pelo governador de Minas para investigá-lo teria se perdido na mata mas finalmente encontrado o arraial onde ele se escondia guiados pelo canto de um galo.

Sua agencia postal é das mais antigas do estado, criada em 24 de Janeiro de 1820 – mesmo dia de Nova Friburgo e Santo Antonio de Sá em Itaboraí (fonte: Agencias do Império de 1885).

O Barão de Nova Friburgo e o Solar do Gavião

Antonio Clemente Pinto (1765-1869), mais tarde agraciado com o título de Barão de Nova Friburgo, chegou à região em 1829. Inicialmente atraído pelo ouro, logo começou a comprar terras para plantar café, que se tornaria a grande riqueza da região. Ele viria a se tornar o maior fazendeiro da época áurea do café, com fazendas em Nova Friburgo, Cantagalo e no Vale do Paraíba.

MRJ 318 – Gavião

O Solar do Gavião, sede da fazenda de mesmo nome, é considerada a mais bonita da região e ilustra bem a visão do Barão (imagem acima). Vale lembrar que ele era também o dono do Palácio do Catete, sua residência no Rio de janeiro, mais tarde adaptado para sede da presidência da república. O arquiteto alemão Gustav Wachneldt, que viveu no Brasil entre 1852 e 1870, projetou ambos edifícios. Gavião teve também sua própria estação ferroviária da EF Cantagalo (ver a seguir), na qual foi instalada uma agencia postal que funcionou de 1898 até os anos 1960 (a imagem é da Voz da Serra).


A Estrada de Ferro Cantagalo

O visionário Barão de Friburgo também conseguiu a licença de implantação da EF Cantagalo cujo primeiro trecho, do Porto das Caixas a Cachoeiras de Macacu, foi inaugurado em 1860. Seus filhos [2] deram continuidade à obra do pai e a ferrovia chegou a Nova Friburgo em 1873 e a Cordeiro em 1875.

Em 1874 conseguiram eles licença para o prolongamento da ferrovia, às suas próprias custas, de Cordeiro a Cantagalo, que ficou posteriormente conhecido por Ramal de Portela, estação final. Por novações de contrato subsequentes, a linha foi sendo prolongada passando por Gavião, Santa Rita do Rio Negro e Boa Sorte (1878) – esta a última estação antes de Itaocara, cujo território era então subordinado a São Fidelis.

O mapa de 1953 abaixo permite visualizar o Ramal de Portela (linha 36 neste site).

cantagalo-mapa-politico-1953

Carimbos da agencia da sede

Notas:

[1] Carta Geographica da Provincia do Rio de Janeiro copiada no Real Archivo Militar de Lisboa em 1823 (Hemeroteca da Biblioteca Nacional – RJ)

[2] Bernardo Clemente Filho, Visconde de Nova Friburgo e Antonio Clemente Pinto Filho (1830-1898) Conde de São Clemente. Este último foi também viador da Imperatriz Tereza Christina. O título me era desconhecido e procurei na Wikipedia seu significado, que transcrevo:

Viador, do latim via, caminho ou estrada, era um antigo título honorífico que se dava ao oficial-mor da casa real, escolhido entre a nobreza, que servia junto à rainha ou a imperatriz, no paço ou fora dele, em períodos alternados de tempo.


MRJ 319 – SANTA RITA DO RIO NEGRO (1833)
MRJ 320 – RIO NEGRO (1938)
MRJ 321 – EUCLIDELANDIA (1943)
MRJ 321A – AGC EUCLIDELANDIA (2016)

Estação seguinte à Cantagalo, Santa Rita do Rio Negro foi Curato em 1836 e é sede de distrito desde 1842. Renomeado Rio Negro em 1938 e Euclidelândia em 31/12/1943. Seu nome indica sua localização às margens do rio Negro, um dos mais importantes da região, afluente do Paraíba na altura de São Fidelis.

Euclides da Cunha (1866-1909) é o filho mais ilustre de Cantagalo, nascido em Santa Rita. O autor de Os Sertões tem busto na praça principal, é nome de rua e tem na cidade uma Casa de Cultura em imóvel que morou.

Curiosamente, houve um distrito nomeado Euclides da Cunha com sede na localidade de S. Sebastião do Paraíba de 1938 a 1943 ou seja, as mesmas datas em que este distrito foi renomeado Rio Negro e depois Euclidelândia.

Situada às margens do Rio Negro e posteriormente servida pela E F do Cantagalo, a localidade esteve sempre em posição estratégica no município. O local passou por várias denominações ao longo do tempo. Para ajudar a compreensão, preparei uma planilha cronológica:

Três agencias AGC constam em bairros de Euclidelândia todas criadas em 1999, ano em que foram criadas oito delas em vários distritos. Estes tiveram vida curta.

ERJ 322 AGC Corrego Frio (1999)
ERJ 323 AGC Ponte do Ismerio (1999)
ERJ 324 AGC Ponte do Ismerio (1999)

ERJ 325 – Boa Sorte (1884)
ERJ 326 – AGC Boa Sorte (1999)

Boa Sorte é também estação inaugurada em 1878. Sua agencia é antiga, datada de 12 de janeiro de 1884 e ainda ativa sob a forma de AGC. É sede de distrito desde 1924.

A região foi sede de grandes fazendas de café e várias delas podem ser visitadas pelo projeto municipal “Caminhos do Imperador” como a Itaoca, a São Clemente e de Areias, onde o Imperador teria almoçado, e cuja imagem está abaixo (foto de divulgação publicada no site G1).

Carimbos de Boa Sorte


ERJ 327 – Chaves do Pires (1928)

A povoação de Chave do Pires fica a meio do caminho entre duas estações importantes, Boa Sorte e Laranjeiras (em Itaocara) e foi parada da EF Cantagalo provavelmente pela grande distancia entre as duas, aproximadamente 50km. Sua agencia postal consta entre 1928 e 1963 quando a parada foi desativada.


ERJ 328 – São Sebastião do Paraíba (1871)
ERJ 329 – Euclides da Cunha
ERJ 330 – São Sebastião do Paraíba (1946)
ERJ 331 – AGC São Sebastião do Paraíba (1999)

São Sebastião do Paraíba é outra tradicional localidade de Cantagalo, sede de distrito desde 26 de dezembro de 1874. Renomeado Euclides da Cunha em 1938, retorna ao nome original em 31/12/1943. Nessa mesma data, o distrito de Rio Negro passa a ser denominado Euclidelândia, sede da cidade de Santa Rita do Rio Negro (ver esse tópico acima). Em outubro de 1890 foi elevado a município mas extinto alguns meses depois em abril de 1892.

Como o nome indica, está situado às margens do rio Paraíba. Sua agência postal é de 1871 que continua ativa na forma de uma AGC.


Seguem-se duas agencias AGC em território do distrito de S. Sebastião do Paraíba fechadas em 2004.

MRJ 332 – Campo Alegre (1963)
MRJ 333 – AGC Campo Alegre (1999)

Campo Alegre é um cruzamento rodoviário em São Sebastião.


MRJ 334 – AGC Porto Marinho (1999) Este local à margem do rio seria inundado pela construção da Usina Hidrelétrica Itaocara no rio Paraíba. Segundo nota no jornal Extra em setembro de 2020 o consórcio Light/Cemig foi multado em R$ 42 milhões por descumprimento de prazo de instalação.


MRJ 335 – Santa Rita da Floresta (1882)
MRJ 336 – Floresta (1938)
MRJ 337 – Santa Rita da Floresta (1882)
MRJ 338 – AGC Santa Rita da Floresta (1999)

Santa Rita também é sede de distrito desde 1890, renomeado Floresta em 1938 e retornando ao nome tradicional em 1943. Sua agencia postal é de 1882 e está ativa sob a forma de AGC.

O fundador de Santa Rita da Floresta foi o capitão Bernardo de Souza, imigrante português que chegou à região em 1876. Por haver na localidade uma densa floresta e muitos animais ferozes, encontrou muita dificuldade para a construção da vila. Sua prosperidade deveu-se ao ciclo do café. Hoje é localidade turística.

 


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