Carapebus

MUNICÍPIO DE CARAPEBUS

O distrito de Nossa Senhora da Conceição de Carapebus foi criado em 9 de maio de 1842, subordinado a Macaé. Foi emancipado em 19 de julho de 1995 com a denominação simplificada de Carapebus (IBGE).

HISTÓRIAS, CURIOSIDADES E IMAGENS DE AGÊNCIAS

ERJ 340 Carapebus
ERJ 341 AC Carapebus
ERJ 342 AGC Carapebus

Carapebus tem sua história imbricada com a de Campos dos Goytacazes e posteriormente Macaé, da qual foi distrito ate 1995. Do ponto de vista postal tenho notícias de somente três locais com agencia, sendo um deles uma AGC bem recente.

Mesmo assim, as informações são bastante escassas. Aparentemente a agencia Carapebus funcionou até 1989 quando desapareceu dos guias, nos quais é mencionada no município de Macaé mas sem agencia. Talvez tenha sido recriada em 1997 quando o município recém criado foi instalado. No entanto, no DOU de 6/5/1999 se encontra o documento de criação da AGC Carapebus. Teria ela substituído a AC? Não me parece provável, pois toda sede de município tem uma agencia oficial. mas por que então a AGC teria sido criada? Mantive-a ativa até 2002 por possuir um carimbo com essa data. É tudo que sei no momento.

As estradas de ferro

A EF Macaé e Campos atravessou o então distrito em 1874 sendo inauguradas duas estações em seu território: Carapebus e Itaquira. Ambas com agências, embora não instaladas nas estações.

Imagens de carimbos Carapebus (de Itaquira não tenho exemplares)

© 2011-2021 www.agenciaspostais.com.br (atualizado em julho 2021)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *