Jacaré a Jardim America

Localização das Agências Postais do Município do Rio de Janeiro

JACARÉ

A partir dos anos 1920, indústrias começaram a se instalar na região e, já em 1940 grandes empresas, como a General Electric, se instalaram na região, no que se convencionou chamar de “Complexo Industrial do Jacaré”. A agência postal  urbana  “Jacaré”  foi criada nos anos 30. Apesar de sua localização, e do impulso dado no governo Carlos Lacerda nos anos 60, a partir dos anos 80 e 90 houve um grande esvaziamento da região e as indústrias (metalúrgicas, elétricas, de confecção e farmacêuticas) começaram a migrar para outras regiões mais atrativas. A  favelização do entorno se acelerou e hoje a Comunidade do Jacarezinho responde por 80% da população do bairro.

Carimbos do bairro do Jacaré

 

JACAREPAGUÁ

Jacarepagua é de origem tupi e significa “enseada do mar de jacaré”, e ocupa grande parte da baixada de jacarepagua. Embora ainda possua grande extensão geográfica, seu território foi desmembrado ao longo dos anos formando novos bairros tais como  Anil, Curicica, Gardenia Azul, Freguesia, Tanque, Taquara, Pechincha, Cidade de Deus e Praça Seca, num processo que, provavelmente, ainda terá continuidade, devido ao grande crescimento populacional da região.

Carimbos do bairro de Jacarepagua

JARDIM AMÉRICA

Bairro relativamente novo, fica no norte do município, próximo à av. Brasil e à rodovia Presidente Dutra. Bairro planejado e residencial é também sede de muitas empresas do setor logístico. Sua agência postal é de 1996.

Carimbos do Jardim America

© 2012-2018 agenciaspostais.com.br – dezembro de 2018