Manguinhos a Maria da Graça

Localização das Agências Postais do Município do Rio de Janeiro

MANGUINHOS

A região, bastante favelizada,  é mais lembrada hoje pela Refinaria de Manguinhos, inaugurada em 1954. Nas proximidades está também a sede da Fiocruz – Fundação Oswaldo Cruz, com seu prédio em característico estilo mourisco no alto de uma elevação. Apesar de a Fundação registrar Manguinhos como seu endereço, lembro que a agencia postal da Fiocruz está catalogada pelos Correios em Bonsucesso. Não possuo exemplares de carimbos de Manguinhos.

 

MARACANÃ

O bairro deve seu nome ao rio Maracanã que, por sua vez, tem origem no tupi maraka-nã (papagaio). Vizinho à Quinta da Boa Vista, o bairro é conhecido pelo Estádio Mário Filho, ou Maracanã, construído para a Copa de 1950 e totalmente reconstruído para hospedar a Copa de 2014 (veja ilustração). Nesse local funcionou também o Derby Clube, associação de turfe inaugurada em 1885. A agência postal é de 1896.

Carimbos do Maracanã

MARECHAL HERMES

O bairro de Marechal Hermes tem uma origem bastante peculiar. Foi concebido no governo do presidente que lhe empresta o nome e foi inaugurado em 1o. de maio de1913. Nessa mesma data foi entregue a estação “Marechal Hermes” da EFCB (foto). A agência postal foi criada em 25 de agosto do mesmo ano com o nome “Vila Proletaria Marechal Hermes”. Planejado com o objetivo de suprir a carência por moradias populares, previa arruamento, infrestrutura completa e 1350 casas populares, das quais foram entregues apenas 135. Em 1930 o então presidente Getúlio Vargas retomou a obra com a construção de blocos de apartamentos. Hoje possui aproximadamente 50 mil habitantes e mantém traços do projeto original. A respeito, leia matéria “Agencias postais em Vilas Operárias” no menu Historia Postal.

Carimbos de Marechal Hermes

MARIA DA GRAÇA

Na região, ficava a Fazenda Maria da Graça, da família Cardoso Martins. Foi adquirida, mais tarde, pela Companhia Imobiliária Nacional que em 1934 fez o arruamento e loteamento do bairro “Jardim Maria da Graça”, entre a rua Miguel Ângelo, a avenida Suburbana, a Linha Auxiliar e o bairro de Del Castilho (texto do portal GeoRio). A estação “Maria da Graça” da Linha Auxiliar foi inaugurada em 1928 e a agência postal que leva seu nome é de 1936.

Carimbos do bairro de Maria da Graça 

© 2012-2018 agenciaspostais.com.br rev. dezembro de 2018