Vila Militar a Vista Alegre

Localização das Agências Postais do Município do Rio de Janeiro

VILA MILITAR

No início do século XX, os batalhões e regimentos da cidade se concentravam próximos ao Centro, em São Cristóvão, no Campo de Santana, no antigo Arsenal de Guerra (atual Museu Histórico), na Fortaleza de São João e na Praia Vermelha. O Marechal Hermes da Fonseca resolveu então transferir os seis batalhões do primeiro e segundo Regimentos de Infantaria para uma nova vila militar na zona suburbana, que pudesse se interligar com as unidades de Realengo. As obras terminaram 1910 e a Vila Militar foi inaugurada em 1912. A primeira agência postal data de 1914. A partir de 1915, novos quartéis e residências para militares foram construídos ao longo da avenida Duque de Caxias, formando, ao longo do tempo, o maior aquartelamento do Brasil e a maior concentração militar da América Latina, com mais de 60.000 homens. No ramal ferroviário de Mangaratiba (atual ramal de Santa Cruz), foi inaugurada a estação Vila Militar, em 18 de agosto de 1910, com seu belo prédio em estilo inglês, semelhante ao da Estação de Marechal Hermes (portal GeoRio).

Carimbos da Vila Militar

 

VILA DA PENHA

Bairro vizinho à Penha Circular, não deve ser confundido com esse ou com a Penha. Existe uma agencia com nome Largo do Bicão, mas os Correios a classificam em Bras de Pina.

 

VILA VALQUEIRE

No passado, a região era ocupada pelo Engenho do Valqueire, onde existia grande quantidade da árvore Pau Ferro. A origem do nome deve-se ao proprietário dessas terras em meados do século XVIII, Antonio Fernandes Valqueire. A sede do Engenho ainda existe, em ruínas, e sua mais antiga construção é a Igreja de São Roque, próxima à estrada do Macaco (atual rua Quiririm). Em 1927, os herdeiros lotearam a propriedade dando o nome de Vila Valqueire ao novo bairro. O engenheiro Alencar Lima, autor do projeto, abriu ruas bem largas com nome de flores, rua das Rosas, das Margaridas, das Verbenas e a acolhedora Praça Saiqui, tornando o Valqueire um aprazível e valorizado bairro.

Carimbos de Vila Valqueire

 

VISTA ALEGRE

Um pequeno bairro da zona Norte da cidade, com pouco mais de 8 mil habitantes. Foi criado na década de 1950 e se originou de um grupo de onze pequenas ruas, que hoje fazem parte de um condomínio fechado. Os primeiros moradores da região fundaram um clube chamado de Grêmio Vista Alegre. O clube era sediado originalmente na Rua Dez, dentro do pequeno bairro, mas devido ao crescimento de moradores e associados transferiu sua sede para a rua Ponta Porã. Hoje estas onze pequenas ruas são conhecidas como bairrinho, um local cujas casas eram padronizadas, embora hoje restem poucas com o estilo original.

Carimbos de Vista Alegre

© 2012-2018 agenciaspostais.com.br – dezembro de 2018