Conde de Lages a Estação Antartica

ACF CONDE DE LAGES

 

CORREIO FEB

 

A OPERAÇÃO ANTÁRTICA E A ESTAÇÃO ANTÁRTICA COMANDANTE FERRAZ

No ano da instituição do PROANTAR (1982), o Brasil adquiriu um navio-polar dinamarquês, renomeado Navio de Apoio Oceanográfico Barão de Teffé. Naquele ano, a embarcação procedeu ao reconhecimento hidrográfico, oceanográfico e meteorológico de porções do continente Antártico com vistas a selecionar um local para a instalação de uma base brasileira. Em 12 de setembro de 1983, como resultado dessa expedição – designada Operação Antártica I, o Brasil foi reconhecido como Parte Consultiva do tratado da Antártica.

A Estação Antártica Comandante Ferraz foi instalada em 6 de fevereiro de 1984, na baía do Almirantado, ilha do Rei George, no âmbito da Operação Antártica II, realizada no verão de 1983-84.  A Estação foi parcialmente destruída por um incêndio no dia 25 de fevereiro de 2012. Seu nome homenageia Luís Antônio de Carvalho Ferraz, um comandante da Marinha do Brasil, hidrógrafo e oceanógrafo.

Em meados de novembro partiram do Rio de Janeiro, aproveitando os verões antárticos, as três próximas expedições: Operação Antártica III (1984), Operação Antártica IV (1985) Operação Antártica V (1986) que se estenderam até março dos anos seguintes.

Há documentos postais de várias dessas expedições, tais como envelopes timbrados e carimbos postais, vide MRJ 173A. No entanto, oficialmente o primeiro PC – Posto de Correio foi  inaugurado somente em 12 de março de 1988 como pode ser observado no carimbo mostrado em MRJ 173.

No Rio de Janeiro, o PC foi instalado no prédio dos Correios na Cidade Nova e transferido em 2002 para a Praça Barão de Ladário no Centro como ACS – Agencia dos Correios Satélite. No mesmo endereço funciona também a agencia AC Marcilio Dias, o que explica a existência desse carimbo em alguns objetos postais da Estação. Finalmente, um contrato de AGC foi assinado em 10 de junho de 2003.

Carimbos da Operação Antártica e Estação Comandante Ferraz

© 2012-2018 agenciaspostais.com.br – dezembro de 2018