Carmo

carmo

MUNICÍPIO DE CARMO

O distrito de Nossa Senhora do Monte do Carmo foi criado em 25 de abril de 1845, subordinado a Cantagalo. O município, de mesmo nome, foi estabelecido em 13 de outubro de 1881, emancipado de Cantagalo. O nome foi simplificado para Carmo em 1889.

AGÊNCIAS POSTAIS

HISTÓRIAS, CURIOSIDADES E IMAGENS DE AGÊNCIAS

ERJ 352 – CARMO: a cidade e a estação

A agencia postal da Vila do Carmo foi criada em 1853 conforme nos informa o “Relatório das Agências do Imperio” publicado em 1885. O Ramal do Sumidouro  inaugurou em 1885 a estação “Carmo” distante 2 km da Vila do Carmo. Em 1891 essa estação foi renomeada “Bacellar” conforme o Relatório dos Correios desse ano – que também nos informa que o nome da agencia da vila não sofreu alteração. A estação voltaria a se chamar “Carmo” em 5 de outubro de 1944 (Diario da Noite de 1º de outubro).

O mapa de 1953 nos permite visualizar a particular situação geográfica. Há várias cidades onde, por razões topográficas, a estação que a servia foi construída distante do centro e portanto da agencia postal. Nesse caso, os Correios licitavam um roteiro de condução de malas entre a cidade e a estação [1]. Ou seja, a estação é um ponto de trânsito, sem possuir agencia.

[1] Publicações na imprensa entre 1889 e 1898. Elas passam a falsa ideia da existência de duas agencias vizinhas (Diario de Noticias, 1889 Hemeroteca BN).

O mapa atual da Wikimapia tem marcações do autor sinalizando onde era a antiga estação (cujo prédio continua lá) e o local da agencia postal em 2020.



ERJ 361 – CORREGO DO PRATA

Importante cidade do interior do município do Carmo, Córrego da Prata é até hoje sede do distrito de mesmo nome, situado a 18 km do Carmo. Nunca esteve no traçado de uma ferrovia mas seus primeiros carimbos com datador traziam curiosamente “(EST)” como legenda inferior. Conheço somente mais uma cidade no Estado do RJ (Cachoeira de Macaé – ERJ 605, em Macaé) com carimbo semelhante. Não sabemos a razão, mas hipóteses aventam erro do carimbo ou a criação de um PC na estação mais próxima – nesse caso, a estação “Carmo” inaugurada em 1885 renomeada “Bacellar” a partir de 1891. O GP 1906 indica que a mala Córrego do Prata segue pelo ramal do Sumidouro até Bacellar e daí por estafeta a Carmo (cidade) e daí ao destino por condutor de malas. Lembro ainda que a estação ferroviária nunca teve agencia postal própria, mas dada a existência do carimbo, tomei a liberdade de listá-la na Tabela de Agencias do menu Correio Ferroviário sob o nº 37.11, no ramal de Sumidouro.


ERJ 355 – ESTAÇÃO DE BARRA DO S. FRANCISCO

Na localidade de Barra de São Francisco foi aberta uma estação do Ramal da Sumidouro em 25 de julho de 1885. Essa é a data que consta da tabela de horários de trens da Leopoldina publicada nessa data no Jornal da Commercio. Nela, a estação está listada como S. Francisco.

Não há duvidas sobre a localidade, mas o nome original da estação seria S. Francisco ou Barra de S. Francisco?  Há notas na imprensa com ambos os nomes. A experiência mostra que toda vez que a estação tem nome diferente da localidade, há confusão. No caso, pior ainda, pois S. Francisco poderia ser simplesmente uma abreviação.

Quanto à agencia postal – base deste trabalho, a nota de criação do Ministério da Agricultura foi publicada em vários órgãos de imprensa. A Vanguarda, edição de 13/01/1886, reza “por portaria de 11 do corrente foi criada agencia do correio na estação de S. Francisco, E F do Porto Novo ao Sumidouro, município do Carmo“. Parece claro, não? Mas o texto do comunicado diz que a agencia foi criada na estação, mas deixa dúvida sobre o seu nome. Como se vê nas imagens da coleção abaixo, tenho também uma reprodução de correspondência de abril de 1886 cujo carimbo reza “estação de S. Franº”.

Para complicar, o primeiro documento postal oficial que aparece é o mapa postal de 1888. Nele, o local é “Barra de S. Francisco”. Mas, segundo a notação do mapa, é mostrado como estação, sem agencia (!). Bem, resumindo, decidi manter tudo sob a classificação de Barra de São Francisco.

 


Imagens de carimbos de Carmo

© 2011-2020 www.agenciaspostais.com.br (atualizado em abril de 2020)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *