Comendador Levy Gasparian

comendador-levy-gasparian

MUNICÍPIO DE COMENDADOR LEVY GASPARIAN

povoado de Serraria remonta ao final do século XIX no município de Paraíba do Sul. Em 1938 a região passa a ser subordinada ao município de Três Rios. Em 18 de janeiro de 1955 é criado o distrito de Serraria, subordinado a Três Rios. Em 23 de dezembro de 1991 o distrito é renomeado Comendador Levy Gasparian, sede do novo município de mesmo nome.

AGÊNCIAS POSTAIS

comendador-levy-gasparian-tab

FATOS, HISTÓRIAS E IMAGENS SOBRE AS AGÊNCIAS

Agências da DR-RJ em território de mineiro, e vice-versa

A divisa norte do  municipio com o estado de Minas Gerias é o rio Paraibuna. A  EF Dom Pedro II que vinha de Tres Rios acompanhava o rio, cruzando-o frequentemente. Várias estações do lado mineiro ficaram desde sua criação subordinadas à DR-RJ. Estão nesse caso as estações-agência de nº 4 a 9: Serraria, Paraibuna, Espirito Santo (Sobragi), Matias Barbosa e Cedofeita. Ao longo dos anos, elas foram passando para a administração mineira; as datas estão indicadas na coluna “fechada”.

O caso contrário tambem ocorreu no período de 1948 a 1963, com subordinação de agências de Levy Gasparian à DR-JFA, com sede em Juiz de Fora. Estão nesse caso as agências de Afonso Arinos e Monte Serrat, assim como outras em municípios limítrofes tais como Sapucaia e Três Rios.

Registro de Paraibuna

Outra curiosidade é o Registro de Paraibuna. Agência antiga, criada em 26 de março de 1840 (ref. NM), ficava do outro lado do rio Paraibuna em frente a Monte Serrat (daí o nome alternativo de Registro da Ponte do Paraibuna). Os registros imperiais eram um equivalente à atual alfândega, com fiscalização tributária. O local pode ser visto na imagem abaixo (fonte: Wikimapia, com anotações do autor).

com-levy-gasparian-registro-paraibuna

Gasparian

O Comendador Levy Gasparian, um visionário de origem armênia, adquiriu nos anos 1950 uma fazenda em Serraria. Nesse local construiu uma indústria têxtil, o Lanifício Alto da Boa Vista. Progressista, trouxe vários melhoramentos para a localidade e teve importante participação política. Em sua homenagem o distrito, e posteriormente o município, receberam o seu nome. Gasparian faleceu em 1972 e o lanifício fechou em 1997.

Imagens de carimbos de Com. Levy Gasparian

erj0049-comendador-levy-gasparian erj0050-comendador-levy-gasparian

 

© 2011-2016 www.agenciaspostais.com.br (atualizado em novembro de 2016)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *