Município de São Francisco de Paula

O EXTINTO MUNICÍPIO DE SÃO FRANCISCO DE PAULA (ERJ 1442)

trajano-de-morais-1892-mapa-politico

O mapa de 1892 acima permite a visualização da extinta vila de São Francisco de Paula e sua importância dentre as principais localidades da época, entre os quais pode-se ver os atuais municípios de Cantagalo, Macuco, Conceição de Macabu, São Sebastião do Alto e Santa Maria Madalena.

Como este capítulo trata de municípios extintos, devo salientar que tecnicamente este município não foi exatamente extinto, uma vez que sua sede foi transferida para outra localidade. Entretanto, como o texto abaixo descreverá, é como se tivesse sido, uma vez que antiga sede foi abandonada e hoje é quase uma ruína. Creio que vale sua inclusão.

  1. Origens

A região começou a ser povoada em 1801, por fazendeiros que se ocupavam de agricultura e da criação de gado de corte e leiteiro. Um povoado se ergueu em torno de uma capela, cujo padroeiro era São Francisco de Paula. O curato foi elevado à categoria de Freguesia pela Lei Provincial n.º 400, de 20-05-1846 (fonte IBGE). A agência postal veio logo a seguir, sendo criada em 9 de outubro de 1855 (1).

Sua crescente importância resultou na sua emancipação como município de São Francisco de Paula pelo Decreto Estadual n.º 178, de 12-03-1891, com território desmembrado de Santa Maria Madalena e sede na antiga freguesia. Pelo Decreto Estadual n.º 1-A, de 03-06-1892, é criado o distrito de Ventania e anexado ao município de São Francisco de Paula (fonte IBGE). É importante essa menção pela história que veremos a seguir.

A agencia postal São João Evangelista da Ventania é de 1876 e renomeada Trajano de Morais em 1892 seguindo o nome da estação (mas não o do distrito, que só adotaria esse nome em 1915 (IBGE).

  1. A era das estradas de ferro

Entre 1874 e 1875 foi construída a estrada de ferro Macaé e Campos. No povoado de Santa Fé de Macabu foi construída uma estação denominada Entroncamento (mais tarde Conde de Araruama – fora do mapa à direita). Do entroncamento, em 1879, partiu o Ramal de Santa Maria Madalena, concluído em 1890. No trajeto, foi inaugurada em 1891 uma estação na localidade de Ventania (Trajano de Morais em 1892) que, como vimos no parágrafo anterior, foi em seguida elevada a distrito. Dessa estação partiria em 1896 um ramal para Manuel de Morais (no extremo oeste de Madalena) que, no trajeto, inauguraria uma estação em Aurora (depois Visconde do Imbé). Curioso notar que as estações traziam nomes diferentes das localidades que, no futuro, acabariam por adotá-los. Vale mencionar que Trajano de Morais era filho de José Antonio de Morais, o Visconde de Imbé (2).

A agência postal Trajano de Morais é de 1892 e ainda ativa. A agencia postal Visconde de Imbé (estação) é de 1892. Com o mesmo nome, funcionou até 2000, quando foi substituída por uma AGC ainda ativa.

  1. A decadência

Por razões técnicas, ou talvez por artes políticas, o traçado desse último ramal passou ao largo de São Francisco de Paula, cuja economia sentiu a concorrência de Aurora e Ventania que teriam grande desenvolvimento com as estações neles instaladas. Com a decadência, a sede do município foi transferida para o distrito de Ventania (no mesmo ato renomeado Trajano de Morais) por força da Lei Estadual n.º 1.234, de 18-01-1915 (fonte IBGE). A sede do município viria a ser realocada para a estação Visconde de Imbé retornando definitivamente a Trajano de Morais em 1923. Finalmente, pelo Decreto-lei Estadual n.º 392-A, de 31-03-1938 o município passa a denominar-se Trajano de Morais.

A agencia postal de São Francisco de Sá seria extinta em 1915, com a transferência da sede do município. Nesse local existe atualmente uma pequena comunidade. Da antiga cidade, restam somente o cemitério e a igreja (de 1863), que está em ruínas, no meio do nada. Seguem abaixo imagens históricas da antiga capela, da igreja  (site da Prefeitura) e do local, com cemitério anexo (fonte: Google maps).

  1. Agencias postais

Decidi listar as agencias postais das localidades citadas em separado pois elas seguem diferente critério dos locais oficiais. Uma tabela completa está no site no menu Trajano de Morais

  • São João Evangelista da Ventania 1876 – 1892
  • Trajano de Morais 1892-
  • São Francisco de Paula de Cantagalo 1855 – 1915
  • Visconde de Imbé, estação 1892 – 2000 (AGC ainda ativa)

trajano-de-morais-capelatrajano-de-morais-igreja

trajano-de-morais-sao-francisco-de-paula

Homenagem a SF de Paula, que sobrevive na filatelia.

Homenagem a São Francisco de Paula, que sobrevive na filatelia.

Fontes:

  1. As datas referentes às agencias postais são as das tabelas do site que, por sua vez, baseia-se nos Boletins e Guias Postais da Diretoria dos Correios.
  2. Dados das estações ferroviárias são do menu Correio Ferroviário>Tabela Agencias neste mesmo site.

© 2019 agenciaspostais.com.br