Introdução ao Site

HISTORIA POSTAL ATRAVÉS DOS CARIMBOS DE SUAS AGENCIAS POSTAIS

 

OBJETIVO

O objetivo deste trabalho é catalogar os carimbos postais utilizados pelas agencias do correio ao longo de sua história.

A primeira etapa consistiu em mapear as agências postais atuais ou as que existiram em algum momento da história postal, pesquisando os nomes original e atual, sua localização geográfica, o período em que funcionou e seu ambiente político e histórico.

Dado o volume de trabalho, torna-se imperativo estabelecer um âmbito de atuação com claros limites. Assim, escolhi me dedicar ao período filatélico (a partir de 1843) e focar nos carimbos que apresentem com clareza o local de emissão e a data de postagem. Do ponto de vista geográfico, escolhi como limites os estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo.

Os carimbos com essas características trazem, além da precípua função obliteradora do selo, as informações de data e local que tornam possível sua organização e catalogação, formando uma coleção. Seu estudo por tipos e modelos é conhecido como carimbologia ou marcofilia.

ORGANIZAÇÃO DO SITE

O trabalho sobre as agências – e seus respectivos carimbos – está organizado em quatro partes principais para o Rio de Janeiro e mais uma quinta para o Espirito Santo, conforme pode ser observado no menu superior:

  1. Correio Central: situado no centro do Rio, coordenava o movimento postal da Corte (na Republica, do Distrito Federal), das linhas ferroviárias estaduais e das linhas aéreas nacionais e internacionais.
  2. Município do Rio:basicamente situado dentro das mesmas fronteiras, ao longo do tempo o Município Neutro tornou-se o Distrito Federal, depois o Estado da Guanabara e atualmente constitui o Município do Rio de Janeiro, capital do Estado de mesmo nome. Hoje está organizado pelos 160 Bairros oficiais, mais o Centro.
  3. Estado do Rio: organizado pelos seus municípios.
  4. Carimbologia: neste capítulo, há um estudo sobre os diversos tipos de carimbos usados no estado ao longo dos anos. Muitos deles têm expressão nacional, outros foram de uso exclusivo desta unidade da federação.
  5. Estado do Espirito Santo: de modo semelhante ao estudo do Rio de Janeiro, uma relação de todas as agências postais desse estado, organizadas por município. Há um capítulo também sobre as Agências Ferroviárias capixabas.

Ordem alfabética: é fato que localizar uma agência dentro dessa organização não é tarefa fácil. Para isso, preparei um INDICE GERAL no menu principal que, de modo semelhante a um guia postal, as ordena em ordem alfabética e indica sua localização no site. Na verdade, é até mais do que isso, já que ele na verdade indexa as legendas superiores de cada carimbo, dando mais amplitude à pesquisa.

METODOLOGIA DE LEVANTAMENTO E CLASSIFICAÇÃO

A metodologia que escolhi é baseada na pesquisa de documentos oficiais, tais como Guias Postais, Relatórios dos Correios, Diários Oficiais e também livros, jornais, mapas, sites e publicações especializadas. Essa é a origem da grande maioria das informações sobre as datas e nomes de agências. Utilizei também informações levantadas por pesquisadores anteriores, cujos nomes cito sempre que possível.

Por outro lado, onde as agências se situavam? Como elas se relacionavam com as unidades políticas e as regiões nas quais foram criadas? Onde é isso hoje? Uma pesquisa histórico-geográfica me permitiu traçar um mapa de localização preciso de cada uma, que é parte do conteúdo do site. Acrescentei também pequenas informações históricas e citei fatos curiosos ou pitorescos sobre cada uma.

OS CARIMBOS E A CARIMBOLOGIA

Ag. Dom Pedro II - DF - 1932

Finalmente, os carimbos – ou melhor, a Carimbologia (ou Marcofilia). Além do local e da data em que foram aplicados, eles  contém várias outras informações úteis como vemos no exemplo da peça acima:

Legenda superior: D.PEDRO II TARDE (local: agência da estação Dom Pedro II no centro do Rio; processado pela turma da tarde).
Orelhas: DR / DF (Diretoria Regional – Distrito Federal)
Legenda Inferior: BRASIL
Data: 19 JUN 53 (características: data em 1 linha, mês alfabético, ano grafado em 2 digitos – abreviatura: 1L-A-2)
Formato e layout: círculo duplo, diâmetro externo de 30mm e interno de 20mm.

É claro que o selo também pode acrescentar outras informações. Neste caso, ele foi emitido em 22 de fevereiro de 1953.

Ainda usando esse exemplo, sua etiqueta de classificação diz: MRJ 165 – T15. Isso significa que foi circulado no Município de Rio de Janeiro pela agência 165, (D. Pedro II) e seu carimbo é do Tipo 15. Experimente procurá-lo no Índice por D Pedro II. Experimente também digitar a mesma coisa no menu Pesquisa no alto à direita de qualquer página.

Vernáculo: estou ciente que a Nova Ortografia de 2009 manteve o acento circunflexo na palavra “agência”. Mas, dada sua óbvia ubiquidade neste site, utilizei-a quase sempre sem o acento por razões do teclado internet. A começar pelo nome do site. Peço desculpas.

AGRADECIMENTOS

Presto aqui minhas homenagens àqueles que me inspiraram, ajudaram e facilitaram meu acesso à bibliografia e ao material de consulta. Há riscos no agradecer, o maior dos quais o esquecimento involuntário – pecado que eu corrigirei assim que me der conta da falha.

Gostaria de abrir a lista mencionando Geraldo Ribeiro Jr. (SP), distinto filatelista e carimbologista que me acompanhou desde o inicio, comparando nossas planilhas e trazendo muitas e preciosas informações além de propiciar deliciosas polêmicas sobre datas e locais. Nessa mesma linha, Victor Petrucci (SP), teórico e mestre em carimbologia, por seu extenso material didático.

A pesquisa em bibliotecas foi fundamental e gostaria de citar especialmente o Museu Postal dos Correios (Brasília), o Instituto Histórico e Geográfico do Brasil (RJ) e a Biblioteca Nacional (RJ).

Na Internet, vale registrar importantes fontes sobre as quais me debrucei, tais como IBGE, Jusbrasil, The Center for Research Libraries, o site Estações Ferroviárias do Brasil, a Hemeroteca da BN, o Almanaque Laemmert, etc.

Agradeço também aos amigos filatelistas que me disponibilizaram acesso às suas coleções, especialmente ao dr. Klerman Lopes, presidente do Clube Filatélico do Brasil. Procurei sempre registrar seus nomes junto às imagens ou informações fornecidas, dando-lhes o devido crédito. Lembro que este é um trabalho aberto a todos nós filatelistas. Portanto, terei sempre prazer em publicar suas colaborações.

Por último, minha homenagem aos grandes pioneiros carimbologistas, particularmente Nova Monteiro, Paulo Ayres e R. Koester.

A todos, meu muito obrigado.

GLOSSÁRIO:

1. Das Referências (fontes citadas no texto): PA – Paulo Ayres; NM – Nova Monteiro; RK – R. Koester; GR – Geraldo Ribeiro; KL – Klerman Lopes.

2. Da CRONOLOGIA das Agências

Criada data oficial de criação
Suprimida data de suspensão temporária
Restabelecida data em que volta a operar
Fechada data em que deixa de existir definitivamente
Renomeada muda o nome, mas mantém as demais características

Ao não encontrar uma data precisa, informo o ano em que há qualquer menção à agência na documentação. Nestes casos, a abreviação ca. (cerca de) precederá o ano.
3. Do tipo de Agência (fonte: site dos Correios)

AC Agência de Correio
ACCI Agência de Correio Comercial Própria
ACCII Agência de Correio Comercial Própria
ACF (ou AGF) Agência de Correio Franqueada
ACS Agência Correio Satélite
AF Agência Filatélica
ACCI (ACCII) Agência de Correio Comercial Terceirizada
PC Posto de Correio
CDD Centro de Distribuição Domiciliar
CEE Centro de Entrega de Encomendas
CTC Centro de Tratamento de Cartas
CTCE Centro de Tratamento de Cartas e Encomendas
CTCI Centro de Tratamento de Correio Internacional
CTE Centro de Tratamento de Encomendas
CTO Centro de Transporte Operacional
SEI Setor de Encomendas Internacionais

Também existiram, ao longo do tempo: EST. (estação); AP (agencia postal); APT – agencia postal e telegrafica; APF (agencia postal fonada)

 

DADOS DE INFRAESTRUTURA

Publicado na plataforma  WORDPRESS

Tema Twenty-Eleven versão 4.8.2

   Hospedado no UOL HOST

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Arte do logotipo: André Galhardo

 

CONTATO: Paulo Roberto Novaes de Oliveira: prnovaes@gmail.com

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Uma ideia sobre “Introdução ao Site

  1. Gostaria de colocar um link para o seu trabalho no meu site SeloseFilatelia. ~Meu site não em qualquer conotação comercial, é dedicado única e exclusivamente á divulgação de colecionismo, com foco na filatelia. Aguardo sua autorização.

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