Cordeiro

cordeiro

MUNICÍPIO DE CORDEIRO

O distrito de Cordeiro foi estabelecido a 10 de setembro de 1890, subordinado a Cantagalo. Foi elevado a município e emancipado de Cantagalo a 24 de março de 1891, sendo no entanto extinto no ano seguinte, em 28 de maio de 1892. O município de Cordeiro foi finalmente estabelecido em 31 de dezembro de 1943.

AGÊNCIAS POSTAIS

 

A rede ferroviária

cordeiro-mapa-politico-1953

O mapa de 1953 permite visualizar a EF Cantagalo, cujo traçado original terminava em Macuco, reflexo da relevância econômica e política trazida pelo café à região. Somente a estação na sede seria construída no município. Posteriormente, a ferrovia seria estendida a Cantagalo, com a construção do ramal de mesmo nome a partir de Cordeiro.

A colonização de Cordeiro teve origem à margem do Rio Macuco, próximo da Fazenda NS da Piedade, também conhecida por Fazenda do Cordeiro, construída por João dos Santos Cordeiro, um dos primeiros professores da região de Cantagalo [2]. Mais tarde, ele cedeu parte de suas terras para a construção da ferrovia e da estação que tomou o seu nome.


HISTÓRIA, CURIOSIDADES E IMAGENS DAS AGÊNCIAS


Curiosamente, existiu por longo tempo uma estação e agencia homônimas na Cia. Paulista de EF em São Paulo. A estação foi inaugurada em 1878 e a agencia em 1879 conforme nos informa R. Koester. O colega, aliás, já apontava em seu trabalho de carimbologia a dificuldade de localização dos exemplares do império que, dizia ele com razão, só se resolveria com a existência de cartas. A imagem a seguir é reprodução da página original de RK, na qual eu anotei as respectivas localidades indicadas por ele.

Encontrei na internet a imagem da carta que RK utilizou como pano de fundo. Descontada a má qualidade da imagem, ajuda a destacar os tipos do RJ.

 

Começo por apresentar os exemplares do Rio de Janeiro, objeto deste estudo, baseando-me nos comentários do mestre. Ao pé da página introduzo alguns exemplares de São Paulo com o intuito de ajudar o leitor na diferenciação.

 

Local 1 no mapa

A estação Cordeiro foi inaugurada em 1875, às margens do rio Macuco, cujo leito ela seguiria até o fim da linha. A agência postal foi criada em 1877 (Relatório de 1885) e instalada na própria estação, como se nota nas legendas dos primeiros carimbos circulados.

ERJ 386 – Cordeiro, estação (1877- )

O primeiro exemplar é o PA 1281. A imagem é detalhe do livro de ES e, por coincidência, é a mesma apresentada por RK como tendo sido escrita em S. Francisco de Paula de Cantagalo, local próximo a Cordeiro, de modo que fica clara a classificação. Ganhamos também com a imagem o carimbo circular apresentado a seguir.

Carimbo circular de Cordeiro RJ que consta da mesma carta.

*

Carimbo RK 21 por ele também atribuído ao RJ

*

Carimbo RK 20, atribuído ao RJ, do qual possuo também um exemplar republicano. Pode-se notar que o carimbo sofreu cirurgia para extirpar o “S” final de “Cordeiros”.

 

Página de carimbos republicanos, sendo o primeiro, ainda com florão, com novo desenho mas do qual também foi retirado o “S”. Lembro que até aqui temos que considerar que vários carimbos poderão ser reclassificados se uma peça filatélica trouxer mais dados.

Os demais já trazem (E.do Rio) na legenda, acabando finalmente com as incertezas.

Carimbos de serviço


Dois bairros próximos à sede com agencias AGC ativas:

ERJ 387 – AGC Retiro Poético (2000 – ) no local 1, sem imagens

***


Local 2 no mapa


ERJ 388 – Lavrinhas (1978-1889) e
ERJ 389 AGC Lavrinhas (2000 – )

A Fazenda das Lavrinhas ficava na estrada Friburgo-Cantagalo.

 


Local 3 no mapa


ERJ 389 – Nossa Senhora da Pena (1930-1963)

Pena é uma pequena comunidade na zona rural de Cordeiro. A criação da agencia consta no Boletim Postal de julho de 1930, mas nos GP seguintes, com exceção do de 1940, sempre com a menção “não-instalada” inclusive no último, de 1963. Talvez não tenha funcionado. De qualquer forma, é curioso que não tenha sido suspensa ou fechada nesse tempo todo. Não possuo exemplares.

***

Estudo especial


CORDEIRÓPOLIS, Estado de São Paulo


Como adiantei no alto da página, apresentarei exemplares da agencia paulista como guia de localização aos leitores. Começo por apresentar os dois tipos atribuídos a SP por R. Koester (23 e 24), embora textualmente ele adicione: “Mas – lembramos – faltam provas ainda de terem pertencido realmente ao CORDEIROS paulistano” (sic)

O carimbo francês de Cordeiros

Um artigo na revista Rhône Philatélie nº179, edição de março de 2023, publicou matéria que reproduz artigo de Fabio Monteiro antes publicado no boletim da ArGe-Brasilien. Nele é apresentado um bilhete postal escrito em 25 de setembro de 1883 na Fazenda Ibicaba e postado no dia seguinte na agencia postal “Est. de Cordeiros” conforme reza o carimbo. A peça transitou por S. Paulo em 26.09.1883 e foi recebida em 27 no Rio, base da expedição internacional.

Trata-se de um carimbo francês que tradicionalmente foi atribuído ao homônimo município fluminense [1]. A peça filatélica, entretanto, não deixa dúvidas que se trata de agencia no estado de S. Paulo. Infelizmente não temos a opinião de RK que não teve a oportunidade de examiná-la.

Vale registrar a força política da família Vergueiro que inclusive conseguiu um carimbo francês para sua pequena agencia numa encruzilhada ferroviária.

Eis a peça:

Cordeiro SP

A localidade aparece no IBGE em 1899 quando é criado o distrito de Cordeiro subordinado a Limeira. Renomeado Cordeirópolis em 1944 e elevado a município em 1948.

Em 1º de maio de 1875, o Governo de São Paulo e a Companhia Paulista de EF de contraram um ramal que, partindo do lugar denominado Cordeiro, na linha principal, fosse às margens do rio Mogy-Guassu. No primeiro semestre de 1878 se concluem as obras da estação de Cordeiro. Curioso é que as obras não foram feitas pela Companhia Paulista, mas subcontratadas com um de seus acionistas, o Comendador Vergueiro, proprietário da Fazenda Ibicaba naquela época [4].

A agencia postal Cordeiro (SP) não está registrada no GP de 1880, mas segundo RK foi criada em 1879.

Segundo o site fazendaibicaba.com.br a Fazenda Ibicaba foi fundada em 1817 pelo Senador Nicolau Pereira de Campos Vergueiro. Senador em 1813, integrou a regência trina durante a menoridade de D.Pedro II nos anos 1830. Importante fazendeiro de café, foi pioneiro na substituição da mão de obra escrava pela de imigrantes europeus por volta de 1850. Faleceu em 1859. Seu filho José Vergueiro foi Comendador e recebeu o título de Visconde de Vergueiro em 1881. Próximo à fazenda, havia também uma estação Ibicaba, inaugurada em 1876 [3], mas que não teve agencia.


Notas e informações

[1] “Catálogo Enciclopédico de Selos e História Postal do Brasil”, Editora RHM -1999.

[2] Blog http://clicpensado.blogspot.com/ “A história de Cordeiro começa pelo café” (José Ricardo, 2010)

[3] estacoesferroviarias.com.br (Ralph Giesbrecht)

[4] “140 anos da ferrovia em Cordeiro e a construção da primeira estação” artigo por Paulo César Tamiazo em 2016 (pauloctam@gmail.com).

 


© 2011-2023 www.agenciaspostais.com.br (atualizado em outubro de 2023)

2 pensou em “Cordeiro

  1. Excelente site. Espero que haja um semelhante para as agências do Estado de São Paulo. Vi nesta link uma relação de agências com data de criação. Você pode confirmar se é isto mesmo e se existe a relação de criação das agências do Estado de São Paulo? Grato.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *