Duas Barras

duas-barras

MUNICÍPIO DE DUAS BARRAS

Curato em 26 de dezembro de 1836, o distrito de Nossa Senhora da Conceição de Duas Barras do Rio Negro foi criado em 24 de outubro de 1856, subordinado a Cantagalo.  Em 8 de maio de 1891 foi emancipado como município de Duas Barras.(IBGE)

Histórico dos distritos

  • Duas Barras (1856) – freguesia
    • Duas Barras (1891) – vila com sede na povoação de Taperá
    • Duas Barras (1891) – vila com sede na povoação de Duas Barras
  • Monerá (1911) – sede da vila transferida para Monerá
    • Monerá (1923) – distrito

AGÊNCIAS POSTAIS

A REDE FERROVIÁRIA

A EF do Cantagalo, linha que saía do Porto das Caixas, tangenciava o atual município de Duas Barras (na época território de Cantagalo) antes de chegar a Cordeiro. Duas estações foram construídas no município e inauguradas em 187: Holofote e Monerat. Veja tabela.


HISTÓRIA, CURIOSIDADES E IMAGENS DAS AGÊNCIAS 

Os colonos suíços

Por iniciativa de Dom João VI, colonos suíços imigraram para Nova Friburgo no início do século XIX. Muitos deles logo se deslocaram para a região de Cantagalo em busca de terras mais produtivas. Entre estes, as famílias Monnerat e Lutterbach, que estabeleceram fortes laços comerciais e matrimoniais entre si. Essas terras se emanciparam em 1891, formando o município de Duas Barras. (As imagens abaixo são de http://www.institutocidadeviva.org.br/)

A Fazenda Três Barras

A fazenda foi adquirida em 1833 por Joseph Johann Constantin Lutterbach, casado com Marie-Barbe Regine Monnerat. A propriedade, ampliada pela aquisição de terras vizinhas, viria a constituir o núcleo da família Lutterbach. Nas redondezas, provavelmente próximo ao rio e à estrada, se desenvolveu o povoado de mesmo nome que recebeu em 1895 a agencia postal Lutterback (sic), ativa até os anos 1960.

A Fazenda Santana

Antiga propriedade da família Souza Brandão, foi uma das maiores fazendas de café do Brasil, chegando a possuir 1,5 milhões de pés de café. Em 1900 foi adquirida pela empresa Monnerat, Lutterbach & Cia, negociantes de café. A fazenda, que ainda pertence à família, chegou a ter uma parada (Sant’Anna) na EF Cantagalo (1876) exclusivamente para escoar sua produção. A cidade de Monnerat, logo a seguir na linha, teve grande progresso com a chegada da ferrovia, sendo sua estação uma das principais da linha. Sua agencia postal é de 1886.


Local 1 no mapa


ERJ 391 – Conceição das Duas Barras (1861-1934)

O primeiro núcleo de população, do qual se originou o município, formou-se em princípios do século XIX, na localidade denominada “Fazenda Taperá”, doada pelo Pe. Francisco José de Oliveira à irmandade de Nossa Senhora da Conceição, local onde os primeiros colonos ergueram uma capela dedicada à padroeira da irmandade. Tal doação ocorreu no dia 5 de dezembro de 1834 e o Curato foi criado em 1836 (texto da Wikipedia).

ERJ 392 – AC Duas Barras (1934 – )


Local 2 no mapa


MRJ 393 – Lutterback (1895)

Veja matéria sobre os colonos suíços mais acima nesta página.

 


Local 3 no mapa


ERJ 394 – PC Quilombo (1963)

Há registro de diversos quilombos em Duas Barras. Em especial, há uma localidade chamada Quilombo, próximo à divisa com Carmo. Em 2015, foi finalmente inaugurada a RJ-144 e o local escolhido para a cerimonia, com presença dos prefeitos e do governador, foi justamente a localidade de Quilombo, região que no passado foi disputada pelos dois municípios. Uma agencia postal foi anunciada em 1963 no local, mas não me consta que tenha sido instalada.


Local 4 no mapa


ERJ 395 -Vargem Grande do Sapucaia (1891-1896)
ERJ 395A – AGC Vargem Grande (2012)

Comunidade rural em Duas Barras que teve agencia instalada ainda no século XIX, mas com breve duração. Hoje existe uma AGC. Não possuo imagens.


ERJ 395B – AGC Fazenda do Campo – Comunidade rural na localidade de mesmo nome (5 no mapa). Sem imagens.


Local 6 no mapa


ERJ 396 – Holofote, estação

Holophote, na grafia da época, é uma simpática comunidade rural no distrito de Monnerat à beira do rodovia RJ-116 que foi construída em paralelo ao traçado da antiga ferrovia.  A estação (ou parada) da EF Cantagalo foi inaugurada em 1876 como se vê na tabela ferroviária acima e da qual não encontrei vestígio. A agencia postal foi criada mais tarde, em 1909, e funcionou por décadas.

 


Local 7 no mapa


ERJ 397 – Monerat (1886-1943)
ERJ 398 – Monerá (1943-2002)
ERJ 399 – AGC Monerá (1999)
ERJ 399A – ACCI Monnerat (2004)
ERJ 400 – AC Monnerat (2010 – )

A sede original do município era na povoação de Taperá, antiga fazenda da região. Duas  Barras, nome do município e da antiga Freguesia, aparece como seu distrito. De 1915 a 1923 a sede é transferida para Monerá, já estação da EF Cantagalo, quando retorna definitivamente a Duas Barras.

A agencia é de 1886 e, a partir da virada do século, passou aparentemente por uma indefinição de modelo de operação. Hoje voltou a ser uma AC oficial, um modelo diferente do modismo de AGCs por todo o estado. Sem contar a experiência ACCI em 2004, um modelo de negócio bastante raro. A esse respeito, vale ver matéria sobre as agencias terceirizadas neste site.

Sobre a família Monnerat veja artigo sobre os colonos suíços no alto da página.

 


© 2011-2022 www.agenciaspostais.com.br (atualizado em março de 2022)

4 pensou em “Duas Barras

  1. por favor, preciso saber como chegar em um bairro chamado “os macacos” tudo que sei é que fica em Duas Barras, e que entra em São João da pedra, mas nada.
    Desde ja agradeço.
    .

  2. Olá,
    no texto é dito que há registros de diversos quilombos na cidade. É possível me informar quais registros ? Ou onde encontrá-los? Eu estou a procura de mais informações sobre os escravos em Duas Barras

  3. Olá. Este site é dedicado à história postal do estado do Rio. Em Duas Barras havia um posto de correio com o nome de quilombo, o que me fez pesquisar o motivo e assim cheguei a encontrar esse registro. Não tenho mais informações. Talvez a secretaria de turismo da cidade possa lhe ajudar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *