5ª Secção

5ª Secção (1894 – 1960)

O Decreto 1692-A de 10 de abril de 1894 é o primeiro da era republicana a publicar uma revisão do Regulamento Postal. Dentre as novidades, o que mais nos interessa neste capítulo é a estrutura organizacional em oito seções, ao invés das quatro anteriores. Ele atribui à nova 5ª Secção as responsabilidades operacionais na distribuição de malas. Em 1896, novo decreto acrescenta a “coleta da caixa geral da repartição”.

Tipos Regulares

Como decorrência, carimbos regulares aparecem ainda em 1894, em grande volume. Eles circularam até 1905.

Como exceção extemporanea, possuo um único exemplar com novo desenho da legenda inferior circulado em 1914 sobre selo “Alegorias”. Não tenho explicação para a data pois na mesma época não há nenhum outro carimbo da seção. Talvez, se a carta tivesse sido preservada, teriamos uma pista.

Tipos Barras-Duplas

Logo após circularam carimbos “Barras Duplas” (Tipo 5g), mas por um breve período: 1907 a 1910.

Esses foram os únicos carimbos regulares da 5ª Seção. A razão pode ter sido  o decreto de 1909 no qual as responsabilidades da seção foram alteradas para “encomendas internacionais e caixas com valor declarado”, atividades menos ligadas à correspondência. Bem mais tarde aparecem tipos especiais e de serviço, descritas a seguir:

Tipos especiais e de serviço

M.P. (Mão Própria): circulados entre 1898 e 1910. Veja a descrição atual no site dos Correios:

É o serviço adicional pelo qual o remetente recebe a garantia de que o objeto, por ele postado sob Registro, será entregue somente ao próprio destinatário, através da confirmação de sua identidade”.

Serviço Registrado: esse serviço esteve subordinado à 7ª seção até o inicio dos anos 1940. Na setima, encontram-se carimbos entre 1943 e 1953.  A portaria de 1946 confirma essa responsabilidade.

Transito: circulados entre 1954 e 1960;

Conferencia: tenho um único exemplar de 1944;

Expedição: tenho um único exemplar de 1945 (verso de sobrecarta).

Posta Restante: tenho um exemplar de 1944. Não está claro quando lhe foi atribuída essa responsabilidade, porem a portaria de 1946 a menciona.

Em 1962 foi criada a Agencia Central do Rio de Janeiro, a qual consolidou as atividades de todas as antigas seções.

A tabela abaixo apresenta em detalhes todos os carimbos, classificando-os na ordem em que as imagens serão apresentadas.

5A SECÇÃO 2

5ª SECÇÃO – REGULARES

Largamente utilizados,  esses carimbos devem ter sido substituídos com frequencia, de modo que há grande variedade nos detalhes do desenho, o que os torna uma interessante área de pesquisa. Listei 9 tipos, cujas características estão classificadas na tabela abaixo e detalhadas por legendas junto às imagens.

5ª SECÇÃO TIPO BARRAS-DUPLAS

5ª SECÇÃO – MÃO-PROPRIA (M.P.)

5A. SECÇÃO – EXPEDIÇÃO REGISTRADO TRÂNSITO & CONFERÊNCIA

© 2012-2017 www.agencias postais.com.br – novembro de 2017

Uma ideia sobre “5ª Secção

  1. LEGAL… GOSTEI..EU VOU FALAR A VERDADE: AINDA BEM QUE TEM GENTE COMO ESSE NOSSO AMIGO AI QUE GOSTA DE FILATELIA.ISSO É COISA PARA GOSTA,, E SE DEDICA A ESSE TÃO INTERESSANTE HOBBY.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *