6ª Secção

6ª. Secção (1894 – 1941)

O Decreto 1692-A de 10 de abril de 1894 é o primeiro da era republicana a publicar uma revisão do Regulamento Postal. Dentre as novidades, o que mais nos interessa neste capítulo é a estrutura organizacional em oito seções, ao invés das quatro anteriores. Ele atribui à nova 6ª Secção a recepção da correspondência registrada  e “sua distribuição nos domicilios, com carteiros privativos”.

Carimbos regulares

Assim, a partir de 1894 vemos carimbos referentes ao Recebimento e Expedição. Poderíamos classifica-los como “regulares” nesta seção.

Carimbos de registro

Os tipos “Registro com Valor” (anteriormente a cargo da 3ª seção) circularam entre 1895 e 1907. Vale notar a original série de carimbos hexagonais, os últimos emitidos no serviço registrado da seção, apesar do Regulamento Postal de 1909 ter mantido a atribuição. Novos carimbos de registro só apareceriam na 7a. seção em 1924.

Carimbos de trânsito

Não identifiquei nos regulamentos posteriores nenhuma atividade operacional sendo atribuída à sétima. Os carimbos que aparecem são todos aplicados ao verso dos envelopes, indicando serviço de recepção ou trânsito. São relativamente raros. O último que conheço na seção, de 1941, foi aplicado sobre uma etiqueta de “correspondência dilacerada” em sobrecarta.

Carimbos especiais ou de serviço

Assinantes: um único exemplar, de 1939

A tabela abaixo apresenta os tipos em detalhes e na ordem cronologica em que serão apresentados nas imagens.

6ª SECÇÃO EXPEDIÇÃO

6ª SECÇÃO R. COM VALOR

6ª SECÇÃO REGULARES

6ª SECÇÃO RECB. & ASSINANTES

© 2012-2017 www.agenciaspostais.com.br – novembro de 2017

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *