Agencias Postais Móveis

Agencias Postais Móveis (1971-1978)

Com o objetivo de expandir a rede de agencias à disposição do público, os Correios lançaram experimentalmente um novo serviço: as agencias postais móveis que, montadas em trailers, ofereceriam serviços básicos. A matéria publicada na imprensa no dia 26 de agosto de 1971 traz as informações sobre o início do serviço no Estado da Guanabara:

Matéria do Correio da Manhã edição de 27 de agosto de 1971 sobre o lançamento das agencias móveis no Rio de Janeiro

Segundo a matéria os primeiros beneficiados foram os bairros do Leme (onde o trailer estacionou de manhã) e de Laranjeiras (à tarde). Há registros fotográficos nos dois locais (as imagens são do blog Saudades do Rio). A primeira é no Leme e a segunda na praça Ben Gurion em Laranjeiras.

 

As imagens dos dois locais identificados já revelam a precariedade e a falta de padronização do sistema. Os trailers são diferentes, a identificação não é padronizada, etc.

O Globo 1971

As últimas duas imagens reforçam o comentário sobre a falta de padronização do sistema. A primeira parece ser de um prédio publico no Rio, pelo calçamento em ondas e a imagem do escudo do Botafogo na banca de jornais. O trailer parece o mesmo apresentado acima embora a legenda diga Agencia Postal “Volante”. A segunda traz a mesma identificação GB-04 mas a porta do trailer já tem outro formato. A identificação pode ser resumida em APM-GB-01. Ou seja, Agencia Postal Móvel da DR-GB – Diretoria Regional da Guanabara e o numero do veículo.

Outras referencias na imprensa indicam a presença de agencias no centro e em muitos bairros do estado.

Outros estados

Também há referencias à sua presença no Estado do Rio, que na época era um estado independente e portanto o serviço seria subordinado à DR-RJ: em S. João do Meriti e em Niterói (em quatro locais; Pendotiba, Engenhoca, Tribobó e Ponta d’Areia). Cita-se também que experimentalmente seria implantado nas cidades de S.Paulo, Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre e Goiânia.

Época de funcionamento

Talvez pelo seu caráter experimental, não encontrei registros oficiais. Como vimos, o serviço foi inaugurado em 1971. Há notícias na imprensa até 1978, principalmente na época do Natal quando em 1975 divulgou-se a existência de 15 agencias.

Carimbos

A única menção à existência de carimbos específicos é o exemplar apresentado pelo colega Marcio Javaroni: um carimbo da DR-RPO com data de 28 de outubro de 1974, com legenda Agencia Postal Movel, cuja imagem está abaixo.

Uma nota na imprensa carioca de junho de 1972 cita a experiencia de um cliente que se dirigiu à APM no Estácio que alegou “estar sem selos e sem carga na sua máquina de franquear”. Portanto, abre-se a possibilidade da existência de carimbos mecânicos.

© 2019-2010 agenciaspostais.com.br (atualizado por Paulo Novaes em abril de 2020)