9ª Secção

9ª. Secção (1933 – 1940)

A Portaria 1302 de 8 de novembro de 1933 publicou o primeiro Regulamento Postal sob o Estado Novo e inclui pela primeira vez uma 9ª Secção na estrutura da DR-DF. Transcrevo o trecho abaixo, publicado no DOU:

“Art. 9º – A 9ª Secção terá os seguintes encargos:

  1. Recebimento, abertura e conferencia das malas aéreas destinadas ao DF;
  2. Recebimento da correspondência aérea postada no DF;
  3. Expedição de toda correspondência aérea simples e registrada para o exterior e interior do país.”

Carimbos escassos, possuo só dois tipos dessa seção: legendas “Aeroporto” (1940) e “9ª Seção Expressas”, em três turnos (1935 a 1938).

9a-seccao-1

CRJ0116 9A SEC CRJ0117 9A SECcarimbos-mecanicos-propagandisticoscar0045-prop-9a-sec

© 2012-2016 www.agenciaspostais.com.br – outubro de 2016

4 ideias sobre “9ª Secção

  1. essa secção com aplicação da indentificação 9ª secção são raros parabéns pelos carimbos..gostei desses.

  2. Obrigado, Vilmar
    mas, como digo no site, não tenho referencias dessa 9a. seccção. Vc teria?
    Paulo

  3. obrigado por responder meus comentários: eu tenho ou tinha no meio das minha coisas um jornal de 1975,,,que tem um artigo sobre filatelia
    oqual falar sobre a 9ª secção…ao que parece esse carimbo teve vida curta em termos de obliteração nas cartas… eu vou dar uma garimpada para ver se consigo ancontrar..e te enviarei por e-mail……( É isso é que é legal um site publicando esse tipo de estudo na filatelia..é sempre bom fazer colecionadores e até mesmo ampliando os conhecimentos dos já veteranos…Não iqual certas pessoas que ao invés de fazer filatelistas , espanta os iniciantes que vao expospor sua modeta coleção quima os coitados…sem nenhuma orientação…..fica aqui registrado meu parabéns pelo site e meu protesto contras aqueles que acabou com os colecionadores novatos.

  4. Caro Vilmar
    eu gostaria muito de conhecer essa publicação sobre a 9a. secção, sobre a qual não tenho maiores informações. Aguardarei sua garimpagem!
    Muito obrigado pelos elogios. Minha idéia é apresentar tudo o que tenho, de maneira a ajudar os iniciantes a classificar os seus carimbos.
    Um abraço, mantenha contacto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *