Linha 1 Agencias

AGENCIAS FERROVIÁRIAS DA LINHA DO CENTRO

Excepcionalmente, para Linha 1 abri  paginas separadas para o correio ambulante e para as agencias ferroviárias devido ao grande numero de agencias ao longo da linha. O mapa acima destaca a linha do Centro em azul.


Agencias Ferroviarias

   

A estação do “Campo da Acclamação” [1]

Em 9 de fevereiro de 1855, o Governo Imperial firmou contrato com o engenheiro inglês Edward Price para a construção da primeira seção de uma estrada de ferro que visava promover, a partir do Município da Corte, uma completa integração do território brasileiro sobre trilhos. Em 29 de março de 1858, foi inaugurada a seção que ligava a Estação Côrte (ou Campo da Aclamação) à Freguesia de Nossa Senhora da Conceição de Marapicu (atual Queimados), num total de 48,21 km. Quando da Proclamação da República, em 1889, a Estrada de Ferro D. Pedro II teve seu nome alterado para Estrada de Ferro Central do Brasil (mudança oficializada a 22 de novembro desse ano).

Em meados da década de 1860 o Correio Central decidiu criar uma rede de agencias e caixas urbanas, descentralizando pela primeira vez o serviço postal da região urbana do município. Nomeadas segundo as letras do alfabeto, coube à Estação Central a agencia “N”, criada em 1869 [3]. Ao ser desmantelada essa rede em 1881, continuou a funcionar até o final do Império com o nome da estação, até ser renomeada Central do Brasil ao invés de Pedro II. Picuinhas da republica. Alem disso, uma nova rede foi montada para auxiliar o Correio Central. Novamente com denominação por letras, coube a esta a letra “I”. Ver detalhes no menu “Correio Urbano“.

No entanto, poucas semanas depois a DG dos Correios informaria em nota do dia 4 de setembro de 1869 o início de funcionamento de três agencias, inclusive a “Estação Central da E F D. Pedro II”. Ela receberia a letra “N”. Creio que não ficam dúvidas de que esta é de fato a agencia anteriormente referida.


Imagem da Wikipedia (Halley Pacheco de Oliveira)  

Notas
[1] texto adaptado de matéria no menu Agencias do Centro
[2] Tabela de fretes publicada no Correio Mercantil em 24 de maio de 1858 se refere à estação por Côrte mas também a Campo da Acclamação.
[3] Alguns autores apontam a criação de uma certa agencia “Campo da Aclamação” em 3 de agosto de 1869. Não é difícil imaginar a origem da informação: a estação inicial da E F D PII foi construída de fato nessa praça, anteriormente Campo de Santana e atualmente Praça da República. Não é muito conhecido que durante a fase de projeto se referia à “Estação do Campo da Aclamação”. Por exemplo, uma nota oficial foi publicada pela Cia E F às vésperas da inauguração do trecho – notem a menção a “Campo”.

Imagens de carimbos das estações da linha 1

As estações tipo A indicadas nas planilhas acima são aquelas que possuem em seus carimbos menção à estação ou à linha ferroviária. São 25 as listadas. Suas imagens estão atualizadas nos respectivos municípios ao longo deste site. Abaixo, alguns exemplos.

©2014-2020 agenciaspostais.com.br atualizado em set de 2020