Linhas 5 e 6

LINHA 5 – RAMAL DE SANTA CRUZ ou RAMAL DE MANGARATIBA 

A linha para atender aos subúrbios da zona oeste do DF partia de da estação de Deodoro na Linha do Centro (logo após Cascadura) e teve o primeiro trecho inaugurado servindo Realengo, Campo Grande e Santa Cruz, aonde chegou em 1878. Posteriormente, várias outras estações foram criadas e a linha prosseguiu até Mangaratiba, aonde chegou em 1914.


Correio Ambulante

Não tenho informações sobre carimbos ambulantes nessa linha. Existem no entanto carimbos “suburbio” que decidi apresentar na linha 1. Novos estudos podem no entanto indicar que eles se referem a esse ramal.


Agencias Ferroviárias

 

 


LINHA 6 – RAMAL DE MACACOS OU RAMAL DE PARACAMBI

FER 2A Linha 6Saindo de Belém, chegou a Macacos (hoje Paracambi) em 1861. Aí circulavam os trens “MA”Na época, a região de Paracambi se desenvolvia e demandava uma ligação melhor com a capital. Como exemplo, a construção de uma moderna indústria têxtil, A Cia. Brazil Industrial, inaugurada em 1871. A região, rica em recursos hídricos, foi determinante para o empreendimento; mais tarde, aí seria instalado pela Light o complexo de usinas hidroelétricas de Ribeirão das Lages (não mostrado no mapa).


Correio Ambulante

Não tenho informações sobre carimbos ambulantes nessa linha. De fato, num ramal curto como este não faria sentido.


Agencias Ferroviárias

 

©2014-2020 agenciaspostais.com.br rev 09/2020