Linha 11

Linha 11 – Ramal da Cachoeira ou Ramal de S. Paulo

Barra do Piraí se tornaria o mais importante entroncamento ferroviário do Estado do Rio. Além de possuir estação da Linha do Centro (linha-tronco) a caminho de Minas Gerais, daí partia em direção oposta, também acompanhando o vale do Paraíba, o Ramal da Cachoeira, passando por Volta Redonda, Barra Mansa e Resende, chegando a Queluz, em território paulista, em 1874 e ao seu ponto terminal Cachoeira (hoje Cachoeira Paulista) em 1875. A origem dessa cidade é o povoado de Santo Antônio do Porto da Cachoeira, elevado à Freguesia logo após a chegada da ferrovia. Importante porto fluvial, Cachoeira estava também na rota das tropas de Minas Gerais a caminho do porto de Paraty. Dois anos depois, aí chegaria, vinda de S.Paulo, a E.F. São Paulo e Rio de Janeiro (linha 17 neste trabalho).


 

Correio Ambulante

Nota: Nas abreviaturas do símbolo do numeral ordinal pode-se usar um ponto ou um traço sob a vogal, ou mesmo nenhum (o acordo ortográfico é omisso). No nosso caso, o tipo 2 tem duplo traço.

Nota: Classifiquei por 5 tipos diferenciados pela legenda inferior. Entre os tipos 3, 4 e 4a que possuem a mesma legenda, a diferença está no tamanho do corpo das orelhas que no 3 é maior e em negrito. Já o 4a tem duplo traço sob o numeral (e têm circulação mais tardia que seus primos). Confira nas imagens.

Imagens da carimbos da linha 11 – Ramal da Cachoeira

Os carimbos do Ramal da Cachoeira são os mais antigos, havendo exemplares de 1890 a 1897, quando as legendas passaram a registrar o nome dos trens, como veremos a seguir.

Imagens da carimbos da linha 11 – Ramal de S. Paulo – trens SP

A partir de 1898, e até 1909, o ramal passa a ser referido por S.Paulo. Os trens “SP” circulavam nessa linha, sendo os de numero impar (SP1 a SP5) os de ida, partindo do Rio ou de Barra do Piraí no sentido Cachoeira e os de numero par (SP2 a SP6) no sentido Côrte. Nos trechos de Resende a Cachoeira e de Barra do Piraí a Resende circulavam os trens “MP”. Vale ressaltar um carimbo muito interessante (AMB 70B) que tive dúvidas em classificar, uma vez que tem data de Cachoeira mas legenda de S. Paulo. Fica em aberto a questão.


 

 AGENCIAS FERROVIÁRIAS

Posição 11.17 – vale a curiosidade dos 5 nomes da estação todos, com exceção de Passa-Vinte, acompanhados pela agencia. Floriano é o que mais tempo durou e é uma homenagem ao Marechal Floriano que lá faleceu. Há também um Divisa. Mas, divisa de que? Entre os municípios de Barra Mansa e Resende!

A estação Resende (posição 11.22) aparece na tabela pela sua importância e para marcar o curioso fato de nunca ter tido uma agencia dos correios com seu nome.

A tabela mostra também as principais estações do ramal já dentro do território da província de S. Paulo. Cachoeira está a 50km da divisa.

Alguns exemplos de estações ferroviárias na linha 11

As demais imagens podem ser vistas nos seus respectivos municípios

©2014-2020 agenciaspostais.com.br (rev. setembro de 2020)