Linhas 14 e 15

Linha 14 – Ramal do Bananal (E F Bananalense)

Bananal, vila paulista com acesso pelo Vale do Paraíba, era o centro de uma região produtora de café.  O movimento para a construção de uma EF começou em 1871, mas somente se iniciou a construção em 1882, partindo da estação de Saudade, na EFCB. O trecho até Rialto foi entregue em 1883 mas as obras pararam por dificuldades financeiras.  A empresa foi liquidada em 1887 e novos proprietários retomaram as obras chegando a Bananal no início de 1889. Essa estação está preservada e foi toda construída em placas metálicas importadas, o que lhe dá um aspecto curioso.

Correio Ambulante

Não tenho conhecimento de carimbos ambulantes nessa linha.

Agencias Ferroviarias



Linha 15 Linha Resende – Bocaina (ou Resende – Areias)

Primeiro, vale comentar o nome da ferrovia. O contrato original previa a ligação de Resende (na EFDP II – RJ) a Areias na serra da Bocaina em SP.

As obras começaram em 1875 e o trecho entre Suruby (depois Oliveira Botelho) a Estalo foi inaugurado em 1877 chegando no ano seguinte a Formoso na divisa com S.Paulo. O contrato precisou ser revisto para prolongá-la até S. Jose do Barreiro (SP). Aberto provisoriamente em 1892,esse trecho apresentou dificuldades que levaram à suspensão do trânsito em 1899. O prolongamento até Areias foi suspenso e acabou por ser cancelado por dificuldades técnicas.

Correio Ambulante

Não tenho conhecimento de carimbos ambulantes nessa linha.

Agencias Ferroviarias

©2014-2020 agenciaspostais.com.br rev. out 2020