Linhas 16 e 17

Linha 16 – EFOM – Estada de Ferro Oeste de Minas

A Companhia Estrada de Ferro Oeste de Minas foi organizada em 2 de fevereiro de 1878 e seu primeiro contrato em 1881 foi a construção da linha para ligar São João del-Rei  à E F D.Pedro II, na estação de Sítio que havia sido inaugurada em 1877, com isso estabelecendo sua ligação com a Côrte.

Sua expansão para o oeste do estado tinha como uma de suas prioridades a ligação com Barra Mansa e daí com o litoral.

Dentro desse objetivo, a EFOM obteve em 1893 a concessão da ferrovia Barra Mansa a Angra dos Reis. Em 1897 a linha chegava a Antonio Rocha e ao norte fazia conexão com a linha que vinha de Minas cruzando o município de Quatis.

A estação de Rio Claro foi aberta em 1899. Nesse ponto as obras foram paralisadas e só prosseguiram na década de 1910, descendo a Serra do Mar e chegando a Angra dos Reis em 1928.

Em 1931 a EFOM  foi incorporada pela RMV – Rede Mineira de Viação – que reuniu diversas ferrovias em Minas entre as quais a Viação Sul-Mineira que, no estado do Rio, já havia incorporado a EF Piraiense e a EF Santa Isabel do Rio Preto –  linhas 12 e 13 deste trabalho.

Vale notar que o trajeto tem muitas estações não listadas aqui por não terem tido agencias.

 

 

Correio Ambulante

Imagens de carimbos

Agencias Ferroviárias


 

Linha 17 – Estrada de Ferro S.Paulo e Rio do Janeiro ou E F do Norte

Nessa mesma época, empresários paulistas construíam a EF do Norte – também conhecida por EF São Paulo e Rio.  Saindo da estação do Brás em S.Paulo, acompanhando o Vale do Paraíba, chegou a Cachoeira em 1877 onde se interligou, com festas, à EFDPII. Devido à diferença de bitolas, no entanto, a carga precisava passar por um custoso transbordo nessa estação. Essa situação somente seria resolvida em 1908, com a incorporação de EF do Norte pela E F Central do Brasil.

Carimbos Ambulantes

Em princípio, esses carimbos poderiam ser considerados paulistas, já que a maior parte da linha estava em território daquela província.

Imagens de carimbos

Estações Ferroviárias

Todas estão localizadas em territorio paulista


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