Itaborai

itaborai

MUNICÍPIO DE ITABORAÍ

Um dos mais antigos municípios fluminenses, Itaboraí tem suas origens ligadas a uma capela fundada em 1672 e dedicada a São João Batista. A freguesia de São João de Itaboraí foi estabelecida ali em 18 de junho de 1696. Em 15 de janeiro de 1833 foi criado o município, mantendo esse mesmo nome, simplificado mais tarde para Itaboraí, quando a vila foi elevada a cidade em 16 de janeiro de 1890.

AGÊNCIAS POSTAIS

itaborai-tab1 itaborai-tab2

CURIOSIDADES, HISTÓRIAS E IMAGENS SOBRE AS AGÊNCIAS

ITABORAÍ

A história da região remonta ao século XVII, estando muito ligada inicialmente aos engenhos que comercializavam o açucar em caixas através do Porto das Caixas (v. abaixo). Sua agência postal data de 1829, segundo NM. Como nos municípios vizinhos, sua economia sofreu com a degradação do meio ambiente no entorno da baía da Guanabara e também com a abolição da escravidão. É hoje o local de instalação do futuro complexo petroquímico da Petrobras.

O MUNICÍPIO DE SANTO ANTONIO DE SÁ (hoje extinto)

O convento de São Boaventura

Município muito antigo, teve sua origem na Freguesia de Santo Antonio de Casseribu, tendo sido elevado à categoria de vila em 15 de maio de 1679 com o nome de Santo Antonio de Sá, sede do município de mesmo nome.  Sua agência postal foi criada em 24 de janeiro de 1820, uma das mais antigas do estado.

A exemplo de outros municípios do entorno da baía de Guanabara, a degradação do meio ambiente trouxe entre 1831 e 1835 uma série de epidemias conhecidas como a “Febre de Macacu”. Em decorrência, houve grande êxodo da população. Assim, por  decreto de 6 de novembro de 1868, a sede do município foi transferida para a localidade de Santissima Trindade de Santana do Macacu. Em 1877, o município foi renomeado Santana de Macacu, origem do município de Cachoeiras do Macacu (consulte o menu para conhecer detalhes).

Em 31 de outubro de 1910 o antigo município de Santo Antonio de Sá foi oficialmente extinto (a agencia postal já tinha sido destivada por volta de 1890). A foto acima mostra as ruínas do majestoso convento de São Boaventura, possivelmente do séc. XVII. O local pode ser visto no Wikimapia, dentro do polo petroquimico da Petrobras.itaborai-ruinas-de-santo-antonio-de-sa

 

PORTO DAS CAIXAS

Além dos fatores acima acima citados, a construção das ferrovias, particularmente a Linha do Cantagalo, teve também grande influência, já que sua estação inicial era justamente o Porto das Caixas. Aí fazia também entroncamento a Linha do Litoral. Sua agência é de 1850.

SÃO FRANCISCO DE SÁ

Não tenho nenhuma informação sobre a localização dessa agência, ou da localidade – nem mesmo a certeza se de fato se localizava em Itaboraí. A única referência que encontrei faz menção a uma certa “estrada do Tipoda”, em obras no local. Esse texto dá a entender a localização na grande região que engloba Niteroi, Itaborai, Macacu, Marica, Nova Friburgo e Cantagalo. Por semelhança de nomes, optei por classifica-lo aqui.

Carimbos de Itaboraí

erj0066-itaborai erj0066a-itaborai erj0066b-itaborai

© 2011-2016 www.agenciaspostais.com.br (atualizado em novembro de 2016)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *