Linhas 19 e 20

As linhas 19 e 20 reunidas nesta página têm em comum serem decorrentes da construção da linha auxiliar, apresentada na linha 18.

Linha 19 – Ramal Circular da Pavuna

Motivos políticos estariam por trás da reivindicação da inclusão da Pavuna no traçado da linha Auxiliar (então EF Melhoramentos) cuja linha havia sido construída entre 1896 e 1898 passando ao largo da povoação. O pleito do que ficaria conhecido como a linha circular da Pavuna foi levado no início de 1910 ao dr. Paulo de Frontin, então presidente da ferrovia,  por um grupo de autoridades. Este, sensível aos argumentos, encomendou o projeto ao engenheiro Nunes Berford [1]. Aprovado e construído em tempo recorde, o ramal foi inaugurado em 11 de setembro de 1910.

FIGURA 3 – Mapa atual da Pavuna com ilustrações do autor (base Wikimapia 2019)

Por se tratar de um pequeno ramal, é evidente que não existiram carimbos ambulantes.

Agencias Ferroviárias 

Como se vê no mapa, duas outras estações foram construída no ramal circular: S. João de Merity e Engenheiro Berford. Elas não constam aqui por não terem tido agencias postais.

 


Nota [1] O engenheiro Berford costuma ser confundido com seu contemporâneo mais famoso Belford Roxo, também engenheiro e contemporâneo (Maranhão, 1838 – Rio, 1896). Quis o destino que ambos tivessem seus nomes homenageados no mesmo município. A imagem é do Almanaque Laemmert


 

Linha 20 – Ramal de Vassouras

O ramal, construído em 1914 conecta as linhas Auxiliar e do Centro, passando pela cidade de Vassouras. Não possui correio ambulante.

©2014-2020 agenciaspostais.com.br