L 19 Circular da Pavuna

 

Linha 19 – Ramal Circular da Pavuna

Motivos políticos estariam por trás da reivindicação da inclusão da Pavuna no traçado da linha Auxiliar (então EF Melhoramentos) cuja linha havia sido construída entre 1896 e 1898 passando ao largo da povoação. O pleito do que ficaria conhecido como a linha circular da Pavuna foi levado no início de 1910 por um grupo de autoridades ao dr. Paulo de Frontin, então presidente da ferrovia. Este, sensível aos argumentos, encomendou o projeto ao engenheiro Nunes Berford [1]. Aprovado e construído em tempo recorde, o ramal foi inaugurado em 11 de setembro de 1910 (em vermelho no mapa). Servia também como retorno para composições suburbanas.

FIGURA 3 – Mapa atual da Pavuna com ilustrações do autor (base Wikimapia 2019)

Por se tratar de um pequeno ramal não caberia a existência de carimbos ambulantes.

Agencias Ferroviárias 

Como se vê no mapa, duas outras estações foram construída no ramal circular: S. João de Merity e Engenheiro Berford [1]. Elas não constam aqui por não terem tido agencias postais.

 


Nota [1] O engenheiro Berford costuma ser confundido com seu mais famoso contemporâneo Belford Roxo, também engenheiro (Maranhão, 1838 – Rio, 1896). Quis o destino que ambos tivessem seus nomes homenageados no mesmo município. A imagem é do Almanaque Laemmert.


©2014-2020 agenciaspostais.com.br