Linhas 26 e 27

Linha 26 – Estrada de Ferro do Norte

A ferrovia foi concebida para contornar a baía de Guanabara ligando o centro do Rio à raiz da serra da Estrela onde se entroncaria com a antiga E F Mauá. A concessão ocorreu em 1882 mas somente em 1886 a primeira seção foi inaugurada ligando a estação de S. Francisco Xavier até Merity (26.20) em Duque de Caxias [1]. Como se pode ver na planilha abaixo, em 1887 a linha chegaria a Pilar (26.24) e à estação terminal de Entroncamento/Piabetá (26.35) em 1888.

Correio Ambulante

Não tenho conhecimento de carimbos nessa linha.

Agencias Ferroviárias

[1] o artigo “Pavuna e Meriti” conta com detalhe a história das estações e agencias postais da região próxima à divisa do Distrito Federal e o estado do Rio de Janeiro.


 

27. Ramal de Saracuruna

O chamado Ramal de Saracuruna foi construído em 1926 pela Leopoldina Railway, ligando a Linha do Norte – estação de Rosario, futura Saracuruna (26.27), à Linha de Niteroi na estação de Visconde de Itaboraí (41.19). Com isso, completava-se a ligação ferroviária entre a Capital Federal e Niteroi.

Não há notícia de correio ambulante nessa linha.

Agencias Ferroviárias

Há várias estações nessa linha, mas somente Suruhy (ERJ 620), na estação de mesmo nome (27.07) possuiu agencia postal, também chamada São Nicolau de Suruhy. Em Magé construiu uma estação própria, Magé-Leopoldina (27.11) mas sem agencia postal. A agencia Magé (ERJ 614) ficava na estação da E F Teresopolis (linha 33).

A estação de Suruí funcionava e tinha sido reformada em março de 2019 segundo nos informa a Wikipedia.

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