Linha 26 EF do Norte

Linha 26 – Estrada de Ferro do Norte

Detalhe do mapa Massow (1892) permite ver o traçado da EF do Norte passando por Pilar e chegando a Inhomerim onde está a estação de Entroncamento na Grão Para.

A ferrovia foi concebida para contornar a baía de Guanabara ligando o centro do Rio à raiz da serra da Estrela onde se entroncaria com a antiga E F Mauá – que por sua vez seria sucedida pela EF Grão Pará seguindo em direção norte até Minas Gerais.

A concessão ocorreu em 1882 e a Cia EF do Norte foi constituída em 5.11.1883. As obras foram iniciadas lentamente e a 1ª seção entregue em 1886  ligando a estação de São Francisco Xavier até a estação Merity (26.20) em Duque de Caxias [1].

Como se pode ver na planilha abaixo, em 1887 a linha chegaria a Pilar (26.24) e à estação terminal de Entroncamento (atual Piabetá) (26.35) em 1888.


Correio Ambulante

Não tenho conhecimento de carimbos ambulantes nessa linha.


Agencias Ferroviárias

“Agencia ferroviária” é o termo usado pelos filatelistas para designar agencias postais instaladas em estações ou próximas a elas.  Oficialmente o nome não existe, já que são agencias regulares dos Correios administradas por um agente postal subordinado à mesma estrutura das demais agencias fixas. O fato de constar “Estação” ou “Est.” nos carimbos é simplesmente um indicador de sua localização. Listar essas agencias nesta página tem objetivo de apoio aos colecionadores (entre os quais me incluo). No entanto, a exemplo das agencias regulares, cada uma delas tem sua história e imagens dos carimbos nos seus respectivos municípios.

O quadro de agencias ferroviárias mostra poucas agencias ferroviárias instaladas de fato nas estações, como por exemplo a de Pilar (Gazeta de Noticias, 16.06.1888) no hoje extinto município da Estrella.

A inauguração da linha

Por achar curioso o fato de a EF do Norte compartilhar com a EFDP2º a estação inicial de São Francisco Xavier, pesquisei jornais da época que me revelaram dados curiosos. Começando pelo nome da ferrovia que, sendo o mesmo da linha que vinha da S. Paulo para o Rio, divide o espaço do noticiário. A data de 23 de outubro de 1886 que marca a inauguração do primeiro trecho da ferrovia até Meriti só encontrei anunciada por um único jornal da cidade, O Paiz. Os demais só reportam os trens que vão levar os fiéis para uma celebração religiosa na Penha, que seria dia 24.

A estrada chegou ao ponto de entroncamento com a EF Grão Pará em 1888, permitindo o acesso ferroviário direto entre a capital e Petrópolis, embora o fato de sua estação inicial estar distante do centro da cidade não facilitava o tráfego de pessoas e cargas (local N1 no mapa). A situação financeira da companhia a levou a insolvência, sendo absorvida em 9 de maio de 1898 pela The Leopoldina Railway através do decreto N. 2896.

No detalhe do mapa Antonio Prado de 1928 acrescentei o traçado da EF do Norte (em azul) e da EF Melhoramentos (em vermelho) com a localização das sua estações iniciais e os movimentos posteriores.

A Leopoldina conseguiu finalmente estender a linha em 1909 até a estação de Praia Formosa (local N2 no mapa) que ficava ao lado da Alfredo Maia da Melhoramentos (A2 no mapa). Mais tarde a EFL construiu a portentosa estação Barão de Mauá (1926), mais conhecida por estação Leopoldina – infelizmente hoje abandonada.

 


Notas

[1] o artigo “Pavuna e Meriti” conta com detalhe a história das estações e agencias postais da região próxima à divisa do Distrito Federal e o estado do Rio de Janeiro.


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